Autores de relatórios alternativos terão até 20 minutos para apresentação antes da votação do texto final — Rádio Senado
CPI da Pandemia

Autores de relatórios alternativos terão até 20 minutos para apresentação antes da votação do texto final

Antes da votação do relatório final da CPI da Pandemia no dia 26 de outubro, serão apresentados pelos senadores relatórios paralelos ao divulgado pelo relator, Senador Renan Calheiros (MDB-AL). Cada autor dos chamados “votos em separado” terá 15 minutos com possibilidade de prorrogação de mais 5 para ler o seu texto. O senador Marcos Rogério (DEM-RO), que já apresentou um relatório paralelo, afirmou que o tempo de apresentação para os votos em separado é desproporcional.

21/10/2021, 12h00 - ATUALIZADO EM 21/10/2021, 12h08
Duração de áudio: 01:59
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES TERÃO ATÉ 20 MINUTOS NO DIA 26 DE OUTUBRO PARA APRESENTAR RELATÓRIOS ALTERNATIVOS NA CPI DA PANDEMIA. LOC: EM SEGUIDA, OCORRE A VOTAÇÃO DO RELATÓRIO DE RENAN CALHEIROS, QUE PRECISA DE NO MÍNIMO 6 VOTOS PARA SUA APROVAÇÃO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE Antes da votação do relatório final da CPI da Pandemia no dia 26 de outubro, serão apresentados pelos senadores relatórios paralelos ao divulgado pelo relator, Renan Calheiros, do MDB de Alagoas. De acordo com o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, cada autor dos chamados “votos em separado” terá 15 minutos com possibilidade de prorrogação de mais 5 para ler o seu parecer.  Randolfe - No dia 26, será iniciada a discussão, e os Senadores terão 15 minutos, com a tolerância devida da Presidência, para realizarem a leitura de seus votos em separado se assim desejarem; os votos em separado serão integralmente publicados no site da Comissão Parlamentar de Inquérito. Após a apresentação desses relatórios alternativos, segue a votação do relatório de Renan Calheiros. Caso ele seja aprovado pela maioria dos onze integrantes da CPI, os demais não serão votados. O senador Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, que já apresentou um relatório paralelo, afirmou que o tempo de leitura dos votos em separado é desproporcional. Marcos Rogério - Eu estou dizendo que atribuir o tempo limite de 20 minutos para apresentação do voto em separado, pra mim, é uma decisão que, além de desproporcional, é desrespeitosa com o trabalho de cada colega aqui. O relatório apresentado por Renan Calheiros tem quase 1200 páginas, mas o relator afirmou que a versão consolidada a ser apresentada no dia 26 deve contar com novas contribuições de outros integrantes da CPI. Renan - Definitivamente, pessoal, este prazo, depois da vista, será utilizado para o aperfeiçoamento, para as mudanças e para os ajustes no relatório. A boa vontade do Relator é total. Além de Marcos Rogério, o senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe já apresentou um voto em separado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00