Grupo parlamentar de países amazônicos debate próxima Conferência de Mudanças Climáticas
Representantes do Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica se reuniram para trocar experiências e falar sobre questões ambientais, políticas e socioeconômicas vinculadas ao bioma. O encontro pautou ainda a agenda a ser levada para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que vai acontecer na Escócia entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro.
Transcrição
O GRUPO PARLAMENTAR DA ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA SE REUNIU PARA DISCUTIR SOBRE A AGENDA DA COP 26.
A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA MUDANÇAS CLIMÁTICAS VAI ACONTECER NA ESCÓCIA ENTRE OS DIAS 31 DE OUTUBRO E 12 DE NOVEMBRO. A REPORTAGEM É DE LUANA CORRÊA
Representantes parlamentares de Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Guiana, Suriname e Equador compõem o o Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, que se reuniu para trocar experiências e falar sobre questões ambientais, políticas e socioeconômicas vinculadas à Amazônia. O encontro pautou a agenda a ser levada para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que vai acontecer na Escócia entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro. O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, comentou a relevância do debate:
Nessa agenda, tendo em vista sua importância para o meio ambiente do planeta, a Amazônia, a nossa Amazônia, ocupa um lugar de destaque e terá sobre o olhar atento de toda a comunidade internacional.
Apesar do foco nas estratégias para conter as mudanças climáticas consequentes do desmatamento, os parlamentares debateram maneiras de promover a colaboração e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para o diretor executivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, Carlos Alfredo Teixeira, a região exige políticas de estado e isso depende de um trabalho conjunto:
Nós somos oito condôminos dessa região e nós consideramos a visão da OTCA é que esse trabalho tem que ser feito não só em mantendo, fortalecendo e continuando com essa cooperação, mas sobretudo trabalhando. E aí de novo os congressos e o Parlamento Amazônico são fundamentais para a construção de uma voz amazônica, de uma narrativa amazônica. De uma visão de desenvolvimento sustentável específica para Amazônia.
O Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica foi criado a partir de um Projeto de Resolução do Senado. Sob supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Luana Corrêa.