América do Sul precisa melhorar infraestrutura, apontam debatedores na CRE
Os países sul-americanos têm que estar cada vez mais integrados, melhorar sua infraestrutura, notatadamente no transporte de alimentos e procurar soluções para que cada vez mais gente tenha acesso à internet. Esses foram alguns dos pontos destacados nesta quinta-feira (26) no primeiro encontro de presidentes das comissões de relações exteriores dos países do continente.

Transcrição
A AMÉRICA DO SUL PRECISA AUMENTAR A INTEGRAÇÃO E MELHORAR A INFRAESTRUTURA, APONTAM DEBATEDORES
O EVENTO FOI O PRIMEIRO ENCONTRO DAS COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL. REPÓRTER PEDRO PINCER:
Os países sul-americanos têm que estar cada vez mais integrados, melhorar sua infraestrutura, notatadamente no transporte de alimentos e procurar soluções para que cada vez mais gente tenha acesso à internet. Esses foram alguns dos pontos destacados no primeiro encontro de presidentes das comissões de relações exteriores de países do continente. Participaram representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Venezuela, Chile, Equador e Suriname. A senadora Kátia Abreu, do Progressistas do Tocantins, que dirige a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro, apontou a necessidade de que os países da região se unam, inclusive do ponto de vista instititucional. Segundo ela, falta infraestrutura interna, é necessário abrir corredores bioceânicos e a conexão digital ainda é muito baixa. Mas a senadora também vê fatores que podem alavancar o desenvolvimento sul- americano.
Nós temos uma terra agricultável expressiva, fabulosa, invejada pelo mundo inteiro. Nós somos ainda o território, a regisão, que tem mais possibilidades de crescer a produção de alimentos até 2050, por exemplo. Nós temos 430 milhões de habitantes, e acima de tudo consumidores.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Argentina, Adolfo Rodríguez Saá, apontou caminhos para aumentar as exportações do continente. A tradução simultânea é de Angela Pontes.
A infraestrutura de transporte e logística cumpre, sem dúvida alguma, um papel de grande relevância. Diversos estudos destacam a necessidade de ter ou de haver uma logística multimodal muito mais integrada e eficiente
Os participantes do encontro elogiaram a reunião e pretendem que ela se repita trimestral ou semestralmente. Da Rádio Senado, Pedro Pincer