Senadores rebatem fala do ministro da Educação sobre pessoas com deficiência
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse em entrevista que a inclusão de alunos com necessidades especiais atrapalha o aprendizado de outras crianças sem a mesma condição. Ele defendeu a criação de turmas e escolas especializadas que atendam apenas estudantes com deficiência. O ministro também fez críticas à antiga norma da Política Nacional de Educação Especial que definia turmas mistas. As declarações repercutiram no Plenário.
Transcrição
SENADORES REBATEM FALA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
MILTON RIBEIRO AFIMOU QUE ESSAS CRIANÇAS PODEM ATRAPALHAR O APRENDIZADO DOS DEMAIS ALUNOS. REPÓRTER PEDRO PINCER:
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse em entrevista à TV Brasil que a inclusão de alunos com deficiência atrapalha o aprendizado de outras crianças sem a mesma condição. Ele defendeu a criação de turmas e escolas especializadas que atendam apenas estudantes com deficiência. O ministro também fez críticas à antiga norma da Política Nacional de Educação Especial que definia turmas mistas. As declarações de Milton Ribeiro repercutiram no plenário. O senador Romário, do PL do Rio de Janeiro, que já havia discutido com o ministro pelas redes sociais, voltou a fazer duras críticas à posição do titular do MEC.
Além de uma demonstração evidente de total incapacidade para ocupar o cargo que tem, a fala do Ministro revela um odioso e ultrapassado preconceito em relação às crianças com deficiência, coisa que jamais imaginaríamos ocorrer com a mais alta autoridade pública educacional do nosso País. O País merece alguém verdadeiramente à altura dessa pasta, e não um completo imbecil como esse Ministro.
Omar Aziz, do PSD do Amazonas, ressaltou o esforço que as famílias das crianças com deficiência fazem para aumentar a qualidade de vida delas e disse que a fala de Milton Ribeiro é um desrespeito a essas pessoas.
Ministro, eu não sei se você crê em Deus, mas tenha certeza de que para o reino dos céus, o senhor não irá. Sabe por quê? Porque o senhor tem que respeitar o ser humano. É um princípio bíblico, é a vida, é o ser humano, coisa que o senhor não tem.
Já o senador Carlos Viana, do PSD mineiro, saiu em defesa do ministro. E disse que o Milton Ribeiro se referia ao que acontecia no passado:
Agora, nós pegamos uma notícia como essa em que o verbo está no passado, em que há uma explicação sobre o contexto, mas aí a chamada principal é esta: Ministro da Educação diz que alunos com deficiência atrapalham demais. Isso daqui é o quê? Se não é fake news, eu não sei o que dizer.
O senador Weverton, do PDT do Maranhão, apresentou um requerimento para que o ministro esclareça as declarações no Senado. O pedido ainda depende de votação. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.