CDR debate importância da educação para o desenvolvimento regional — Rádio Senado
Audiência pública

CDR debate importância da educação para o desenvolvimento regional

As desigualdades regionais e sociais do país só vão diminuir significativamente com uma educação de qualidade. Essa foi uma das conclusões da audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo promoveu nesta segunda-feira (9). Outro aspecto discutido foi o retorno às aulas no período pós pandemia.

10/08/2021, 10h43 - ATUALIZADO EM 10/08/2021, 10h43
Duração de áudio: 01:58
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
DEBATEDORES APONTAM IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL RETORNO DAS AULAS NO PÓS-PANDEMIA TAMBÉM FOI DISCUTIDO NA AUDIÊNCIA PÚBLICA. REPÓRTER PEDRO PINCER. As desigualdades regionais e sociais do país só vão diminuir significativamente com uma educação de qualidade. Essa foi uma das conclusões da audiência pública que a Comissão de Dessenvolvimento Regional e Turismo promoveu nesta segunda-feira. Outro aspecto discutido foi o retorno às aulas no período pós-pandemia. Com a redução dos casos de contágio e mortes e o avanço da vacinação, muitos estados autorizaram o retorno às aulas presenciais neste segundo semestre. Os ministérios da Saúde e da Educação assinaram portaria na semana passada com as recomendações para a volta às aulas presenciais. As medidas previstas objetivam divulgar orientações, preservadas a autonomia das redes de ensino e mantidas as condições para a segurança sanitária dos estudantes e profissionais da educação. Para o presidente do colegiado, Fernando Collor, do Pros de Alagoas, o retorno precisa acontecer o quanto antes. A demora do retorno dos nossos estudantes às salas de aula está provocando um trágico atraso no processo educacional. Será fundamental dedicar cuidado especial ao planejamento e também à execução coordenada desses órgãos para a rápida recuperação do tempo perdido ao longo do último ano e meio. A representante do Ministério da Educação, Myrian Sartori, disse que a pasta está tentando diminuir a burocracia no repasse de recursos às escolas. A gente tem tentado trabalhar para desburocratizar, para auxiliar os estados e os municípios na utilização e na execução dos recursos. A gente está tentando o máximo possível apoiar as escolas para resolver essas pendências e utilizar os recursos, direcionar, orientar a utilização desses recursos, principalmente agora no retorno das aulas presenciais.  Também participaram do debate o secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Ferreira, a secretária de Educação de Santana do Ipanema, em Alagoas, Andréa Cristhina Teixeira. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

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