Criação da Semana Nacional do Uso Consciente da Água é aprovada no Senado
O Plenário aprovou o PLC 40/2017 que Institui a Semana Nacional do Uso Consciente da Água. O evento será celebrado anualmente na semana do dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Debates, palestras, seminários deverão ser promovidos em todo o território nacional, com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso responsável da água para preservação dos recursos hídricos.
Transcrição
O SENADO APROVOU A PROPOSTA DA CÂMARA QUE CRIA A SEMANA NACIONAL DO USO CONSCIENTE DA ÁGUA.
O EVENTO ANUAL SERÁ DEDICADO A ESCLARECER A POPULAÇÃO SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS. REPORTAGEM DE REGINA PINHEIRO:
A Semana Nacional do Uso Consciente da Água deverá ser celebrada, anualmente, na semana do dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Neste período, serão desenvolvidos, em todo o território nacional, palestras, debates, seminários e atividades para conscientizar a população sobre a importância do uso racional e responsável da água, em favor da sociedade. A relatoria do projeto é do senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina, que chamou atenção para a ameaça de uma crise hídrica causada pela estiagem.
O tema do uso sustentável e da preservação dos recursos hídricos é questão central neste momento vivido pela humanidade. Neste ano, especificamente, tanto especialistas quanto órgãos gestores dos sistemas elétrico e de águas têm alertado para as dificuldades causadas pela estiagem, com fortes impactos econômicos e sociais. Mundialmente, os efeitos da crise climática têm colocado na agenda global a necessidade de preservação urgente dos recursos hídricos, sob pena de prejuízos inestimáveis para o futuro da vida na Terra.
O relator acolheu uma sugestão do senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, para que nos eventos promovidos durante a Semana Nacional do Uso Consciente da Água seja dada especial atenção ao estímulo para a criação e a divulgação de políticas públicas que busquem promover o uso racional da água. Para Dário Berger, é preciso que as discussões sobre o tema gerem alternativas factíveis, executadas por meio de políticas públicas bem desenhadas e implementadas em todos os níveis de governo. Por causa das modificações no texto, a proposta retorna para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro