Não há evidências de que remédios como ivermectina e cloroquina funcionem para covid, diz Natália Pasternak — Rádio Senado
CPI da Pandemia

Não há evidências de que remédios como ivermectina e cloroquina funcionem para covid, diz Natália Pasternak

Ao responder ao relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, nesta sexta-feira (11l, a microbiologista Natália Pasternak afirmou que não existem evidências de que remédios como ivermectina, cloroquina, zinco e Annita funcionem para prevenir ou combater a covid-19.

11/06/2021, 11h23 - ATUALIZADO EM 11/06/2021, 11h23
Duração de áudio: 01:37
Divulgação

Transcrição
LOC: AO RESPONDER AO RELATOR DA CPI DA PANDEMIA RENAN CALHEIROS, A MICROBIOLOGISTA NATÁLIA PASTERNAK AFIRMOU QUE REMÉDIOS COMO IVERMECTINA, CLOROQUINA, ZINCO E ANNITA NÃO TEM EVIDÊNCIAS QUE FUNCIONAM PARA PREVENIR OU COMBATER A COVID. REPÓRTER RODRIGO RESENDE. (Repórter) Ao responder ao relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, a microbiologista Natália Pasternak afirmou que remédios como Ivermectina, Cloroquina, Zinco e Annita não tem evidências que funcionam para prevenir ou combater a Covid: (Renan Calheiros) Sobre a administração de hidroxicloroquina e de outros medicamentos geralmente inserido, inseridos nesse chamado tratamento precoce, o Ivermectina, zinco, Annita, etecetera, para o manejo da covid-dezenove, questionamos. Algum desses medicamentos pode prevenir infecção pelo Sars-Cov-dois? (Natália Pasternak ) Senador, esses medicamentos não servem pra Covid-dezenove, de acordo com a evidência científica acumulada até agora, como coloquei na minha apresentação, é claro que a ciência está sempre pronta pra de ideia diante de novas evidências, mas as novas evidências precisam ser robustas, não é qualquer trabalho que foi publicado em qualquer revista, são evidências robustas avaliadas pela comunidade científica. Se essas evidências aparecerem, a comunidade científica muda de ideia. Mas, o que temos de evidências acumuladas até agora e acumuladas de uma forma que realmente é robusta ou suficiente, é forte o suficiente pra nos dizer que esses medicamentos não são indicados pra Covid-19. (Repórter) Pasternak afirmou ainda que esses remédios não funcionam também nas fases mais agudas da Covid-19. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00