Ao defender uso de cloroquina, Mayra Pinheiro diz que Ministério não precisa seguir orientações das sociedades médicas — Rádio Senado
Flash

Ao defender uso de cloroquina, Mayra Pinheiro diz que Ministério não precisa seguir orientações das sociedades médicas

Ao responder questionamentos da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) nesta terça-feira (25), a médica Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde, voltou a defender o uso de cloroquina no tratamento precoce e afirmou que as recomendações de sociedades médicas – que já se manifestaram contrárias ao uso da cloroquina – não precisam ser seguidas pelo Ministério.  

25/05/2021, 12h36 - ATUALIZADO EM 25/05/2021, 12h37
Duração de áudio: 01:18
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SENADORA ELIZIANE GAMA, DO CIDADANIA DO MARANHÃO, QUESTIONOU A SECRETÁRIA MAYRA PINHEIRO SOBRE AS RECOMENDAÇÕES CONTRÁRIAS DE SOCIEDADES MÉDICAS SOBRE O USO DA CLOROQUINA. REPÓRTER RODRIGO RESENDE. (Repórter) A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, questionou a secretária Mayra Pinheiro sobre as recomendações contrárias de sociedades médicas sobre o uso da cloroquina, que é defendido por Mayra Pinheiro no início da doença: (Eliziane Gama) Por que que a senhora não obedeceu que estava determinada pela Sociedade Brasileira de Pediatria que não recomendou o uso a cloroquina para crianças e adolescentes? (Mayra Pinheiro) Porque como eu já disse pra senhora, a sociedades médicas, elas podem dar opiniões. O Ministério da Saúde não precisa necessariamente seguir a opinião de sociedades. (Eliziane Gama) Ela segue a orientação de quem? (Mayra Pinheiro) A nossa referência primeiro pros médicos a sua autonomia dada pelo Conselho Federal de Medicina. E nós temos os nossos técnicos, nós temos as pessoas que nós escolhemos pra dar o nosso parecer. (Eliziane Gama) Então, quer dizer que é esses pareceres são baseados em pessoas que o ministério escolhe. (Mayra Pinheiro) Sempre. (Eliziane Gama) O ministério não considera, por exemplo, as entidades científicas de no Brasil pra respaldar os seus protocolos? (Mayra Pinheiro) A gente considera quando esses pareceres, eles são condizentes com a realidade e com a verdade. (Repórter) Eliziane Gama citou uma série de recomendações de sociedades médicas brasileiras contra o uso da cloroquina.

Ao vivo
00:0000:00