Senadores vão debater avanços, desafios e perspectivas do Mercosul
Os senadores vão debater os avanços, os desafios e as perspectivas do Mercosul em sessão temática. No encontro também serão celebrados os 30 anos da assinatura do Tratado de Assunção, responsável pela criação do bloco de cooperação comercial que engloba Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além da Bolívia como associada.
Transcrição
LOC: SENADORES VÃO DEBATER AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO MERCOSUL EM SESSÃO TEMÁTICA.
LOC: NO ENCONTRO TAMBÉM SERÃO CELEBRADOS OS 30 ANOS DO TRATADO DE ASSUNÇÃO, RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DO BLOCO COMERCIAL. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
(Repórter) O Plenário vai debater em sessão temática os avanços, os desafios e perspectivas do Mercosul. Criado há 30 anos, o bloco tem o objetivo de criar oportunidades de integração comercial e cooperação entre esses países. Autor da proposta, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Fernando Collor, do Pros de Alagoas, defendeu a retomada de debates sobre questões de importância nacional.
(Fernando Collor) Em 2021, precisamos retomar o debate a respeito de questões estratégicas que permanecem sem a solução adequada, tão necessárias para que o país possa avançar.
(Repórter) Collor justificou que a Comissão é responsável por tratar de assuntos que afetem o desenvolvimento do país como um todo.
(Fernando Collor) As pessoas podem perguntar: desenvolvimento regional se metendo na questão disso ou daquilo? É porque a Comissão de Desenvolvimento Regional é uma Comissão transversal, ou seja, é um assunto que "transversaliza" toda a Administração Pública e toda a manifestação dos interesses do País.
(Repórter) Ainda sem data definida, a sessão deve contar com a participação dos atuais ministros das Relações Exteriores e da Economia e dos ex-ministros Francisco Rezek e Zélia Cardoso de Melo.