Após críticas de Guedes, senadores saem em defesa da IFI
Diversos senadores saíram em defesa da Instituição Fiscal Independente (IFI) após críticas do ministro da economia, Paulo Guedes. Ele disse que o órgão “tem trabalhado mal” e faz previsões fracas. A reportagem é de Marcella Cunha.
Transcrição
LOC: SENADORES SAEM EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO FISCAL INDEPENDENTE APÓS CRÍTICAS DE PAULO GUEDES.
LOC: O MINISTRO DISSE QUE O ÓRGÃO TEM ERRADO DEZ EM CADA DEZ PREVISÕES. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA
TÉC (0326C04 - Marcella Crítica IFI.mp3 T: 1’55’’) ) A Instituição Fiscal Independente rebateu as críticas feitas pelo ministro da economia, Paulo Guedes, durante audiência na comissão da covid-19. Guedes desqualificou as previsões da IFI, instalada em 2016 para ampliar a transparência das contas públicas.
(Guedes) O IFI disse que nós iríamos furar o teto no primeiro ano, disse que nós iríamos furar o teto no segundo ano, o IFI disse que a dívida iria chegar a 100% do PIB. Eu acho que o IFI tem previsões muito fracas, tem trabalhado muito mal. Eu acho que até o Senado deveria rever um pouco quem é que lidera o IFI, porque, aparentemente, é um economista que tem errado dez em cada dez.
(REP) Para o diretor da IFI, Felipe Salto, se trata de um ataque pessoal que revela “aversão ao contraditório”. Ele e os conselheiros do órgão emitiram uma nota negando previsão de rompimento do teto para 2021, como afirmou Guedes. No último relatório de acompanhamento fiscal da instituição é possível verificar uma projeção de crescimento de 2,99% para este ano. O órgão também rejeita a previsão de que a dívida pública, que chegou a 89% do PIB no ano passado, atingiria a marca de 100%. Após as críticas, senadores saíram em defesa do órgão. Antônio Anastasia, do PSD de Minas Gerais, elogiou o quadro técnico da instituição e os trabalhos com reconhecimento no meio acadêmico.
(Anastasia) É umas das instituições mais sérias da área econômica e financeira do Brasil. Seu trabalho é digno de louvor. Parabéns ao IFI, parabéns ao Felipe Salto e parabéns ao Senado que teve a coragem de criar essa instituição independente do governo para fornecer dados confiáveis para dar moldura para a decisão dos senadores no processo legislativo.
(REP) José Serra, do PSDB de São Paulo, autor do projeto que criou a IFI, disse que a função do órgão de comunicar com isenção é essencial e que Felipe Salto conta com todo seu apoio e confiança. Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, escreveu em suas redes sociais que a “ira do ministro só significa que a instituição está cumprindo seu papel”. Para Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, Guedes quis “tapar o sol com a peneira” ao tentar desacreditar a Instituição. Já Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, afirmou que ao atacar a IFI, Guedes ataca a ciência e a transparência. Da Rádio Senado, Marcella Cunha