Senado cria Liderança da Oposição
Os senadores aprovaram a criação da Liderança da Oposição (PRS 9/2021). O relator, senador Cid Gomes (PDT-CE), destacou que o novo cargo dá igualdade de condições nos debates do Senado. O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), saudou a iniciativa e disse que espera que a nova liderança contribua para a construção do processo democrático. Ao afirmar que essa foi uma promessa de campanha, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), espera uma pacificação a partir da criação do novo cargo.
Transcrição
LOC: O SENADO APROVOU UMA PROPOSTA QUE CRIA A LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO NA CASA.
LOC: ESSE É MAIS UM ESPAÇO A SER OCUPADO POR PARLAMENTARES QUE DIVERGEM DO GOVERNO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE
TÉC: O Senado já possui a liderança do governo, cargo ocupado por um senador indicado pelo presidente da República para orientar as votações de acordo com os interesses do Palácio do Planalto. Agora os senadores aprovaram a criação da liderança da oposição por sugestão dos senadores Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, e Weverton, do PDT do Maranhão. A proposta teve a relatoria do senador Cid Gomes, do PDT do Ceará.
(Cid Gomes) Dispor que as representações partidárias ou blocos parlamentares de oposição ao Governo Federal poderão constituir liderança da oposição, com as mesmas prerrogativas da liderança do governo. O líder da oposição será indicado pelo bloco parlamentar ou representação partidária com maior número de representantes no Senado Federal e que faça oposição ao governo.
(REP) O atual líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, saudou a criação do novo cargo.
(Fernando Bezerra) Como líder do governo, acho que está de bom tamanho para que a gente possa ter a paridade das armas. Bem-vinda a liderança da oposição para que a gente possa construir sempre um debate produtivo com os entendimentos necessários e as divergências, que são normais dentro do processo democrático.
(REP) O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Democratas de Minas Gerais, ressaltou que a criação da liderança da oposição cumpre uma promessa de campanha.
(Rodrigo Pacheco) É um compromisso de fato que fiz para poder equilibrar as forças no Senado e, além do compromisso prático da criação dessa liderança, o compromisso também de buscar sempre a pacificação.
(Rep) Os líderes partidários podem pedir a palavra para falar por 5 minutos em qualquer momento da sessão, exceto durante as votações. No caso de projetos votados em regime de urgência, essas lideranças também têm a palavra por cinco minutos. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende