Carlos Fávaro toma posse e promete luta por regularização fundiária — Rádio Senado
Senado

Carlos Fávaro toma posse e promete luta por regularização fundiária

Carlos Fávaro (PSD) tomou posse como senador pelo estado de Mato Grosso. Fávaro, que já exercia o cargo de senador de forma interina após afastamento pelo TSE da ex-senadora Juíza Selma, venceu as eleições suplementares para o cargo de senador em 15 de novembro. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

15/12/2020, 19h38 - ATUALIZADO EM 15/12/2020, 19h38
Duração de áudio: 01:15
Sessão deliberativa extraordinária do Plenário do Senado Federal. 

Na ordem do dia, o Projeto de Lei (PL) 4.372/2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); os projetos de lei 4.998/2020 e 5.217/2020, que tratam do registro e rastreio eletrônico de vacinas; o PL 2.963/2019, que cria regras para a aquisição, posse e cadastro de propriedade rural por estrangeiros; e o  PLP 101/2020, cujo objetivo é mudar as regras atuais para permitir que estados e municípios renegociem suas dívidas em troca de ajustes fiscais em suas contas. 

Também estão na ordem do dia autoridades indicadas a postos diplomáticos, de direção de agências reguladoras e outros cargos, que foram aprovados pelas comissões temáticas; além de cinco mensagens do Executivo que autorizam a contratação de empréstimos externos.

Em discurso, à tribuna, senador Carlos Fávaro (PSD-MT).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: CARLOS FÁVARO TOMOU POSSE DE FORMA DEFINITIVA COMO SENADOR POR MATO GROSSO DEPOIS DE VENCER ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM 15 DE NOVEMBRO. LOC: FÁVARO JÁ ESTAVA OCUPANDO O CARGO DE FORMA INTERINA DEPOIS DO AFASTAMENTO DE JUÍZA SELMA. REPÓRTER RODRIGO RESENDE TÉC: O Tribunal Superior Eleitoral cassou em 2019 o mandato da ex-senadora Juíza Selma, do Podemos de Mato Grosso. Até que fosse realizada uma nova eleição para preencher a vaga, o ministro do STF, Dias Toffoli, determinou que o terceiro colocado na eleição para o Senado em 2018, o ex-vice-governador do estado Carlos Fávaro, do PSD, assumisse temporariamente. A nova eleição aconteceu em 15 de novembro de 2020, junto às eleições municipais, e Carlos Fávaro venceu o pleito, com 25,9 por cento dos votos. Ao tomar posse, agora de forma definitiva até 2025, Fávaro ressaltou seus principais eixos de atuação: (Fávaro), Trabalhar pelas reformas que o Brasil precisa, tributária, administrativa, continuar lutando pela regularização fundiária, eu que venho de uma pequena propriedade, de um assentamento de reforma agrária, e sei o quanto falta uma nova regularização fundiária mais leve, para que nós possamos levar a carta de alforria aos pequenos produtores do nosso país. A legalização e o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente, infraestrutura logística. (Rep) Os outros dois senadores do estado de Mato Grosso são Wellington Fagundes, do PL, e Jayme Campos, do Democratas. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende

Ao vivo
00:0000:00