Aprovadas regras para facilitar acesso ao crédito em bancos públicos — Rádio Senado
Votações

Aprovadas regras para facilitar acesso ao crédito em bancos públicos

Senadores aprovaram normas temporárias para facilitar o acesso de empresas em dificuldades financeiras ao crédito de bancos públicos. O objetivo da proposta é ajudar a diminuir o impacto econômico da pandemia da covid-19 no país, possibilitando que empreendimentos regularizem a situação fiscal. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

PL 4558/2020
PL 4528/2020

PL 4553/2020

19/11/2020, 21h02 - ATUALIZADO EM 19/11/2020, 21h02
Duração de áudio: 01:49
Sessão Deliberativa Remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Ordem do dia. 

Na pauta: MPV 993/2020 que autoriza a prorrogação de contratos por tempo determinado no âmbito do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); PL 172/2020 (substitutivo da Câmara dos Deputados ao PLS 103/2007) que dispõe sobre a finalidade, a destinação dos recursos, a administração e os objetivos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust); PL 6.549/2019 que isenta taxas e contribuições incidentes sobre estações de telecomunicações que integrem sistemas de comunicação máquina a máquina, e dispensa de licenciamento de funcionamento prévio dessas estações; PL 4.558/2020 que estabelece normas para facilitar o acesso ao crédito com o objetivo de mitigar os impactos econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19; e PL 5.187/2020 que institui benefício aos consumidores de energia elétrica do Estado do Amapá que tiveram suprimento de energia interrompido em razão de incidente ocorrido no dia 3 de novembro de 2020, na subestação de Macapá, e obriga a instalação de mecanismo de segurança nos estados produtores de energia elétrica. 

Relator do PL 4.558/2020, senador Plínio Valério (PSDB-AM) em pronunciamento via videoconferência. 

Participam presencialmente: 
vice-presidente do Senado Federal, senador Antonio Anastasia (PSD-MG); 
senador Diego Tavares (PP-PB). 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES APROVAM NORMAS TEMPORÁRIAS QUE PODEM FACILITAR O ACESSO DE EMPRESAS AO CRÉDITO BANCÁRIO. LOC: O OBJETIVO DA PROPOSTA É AJUDAR A DIMINUIR O IMPACTO ECONÔMICO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO PAÍS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Enquanto durar o estado de calamidade provocado pelo surto do coronavírus no Brasil, os bancos públicos devem suspender a exigência de certidões negativas de débitos tributários com a União, com o FGTS e o INSS, além de documentos de regularidade junto ao Ministério do Trabalho e à Justiça Eleitoral. Ainda ficam dispensadas a comprovação do recolhimento do Imposto Territorial Rural e a consulta a cadastros de devedores, como o Cadin. As medidas de desburocratização para a tomada de crédito vão possibilitar que empreendimentos em dificuldades financeiras regularizem a situação fiscal, como explica o relator, senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas. (PLÍNIO) o espírito dessa legislação, tem-se como certo que o agente que deve ser beneficiado precisa de linha de crédito atrativa para financiamento de salários ou pagamento de verbas trabalhistas, garantindo-se que os recursos cheguem até as contas dos empregados. Rep: Autor do projeto, o senador Paulo Rocha, do PT do Pará, reclamou de mudanças no texto e defendeu que o prazo de validade das regras temporárias fosse estendido até julho de 2021. (PAULO) Nós somos um partido de oposição responsável, preocupado muito mais com o país. Eu tenho uma visão de que o impacto econômico não vai terminar só em dezembro vai prosseguir sobre o próximo ano, pelo menos até a metade do ano, que era na minha visão, então facilitava também o crédito para essas empresas. Rep: A proposta, que segue agora para a Câmara dos Deputados, também determina que as instituições financeiras precisam encaminhar à Receita Federal a relação de contratações e de renegociações que envolvam recursos públicos, trimestralmente. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00