Direção da Anvisa aprovada no Senado vai certificar vacinas — Rádio Senado
Esforço Concentrado

Direção da Anvisa aprovada no Senado vai certificar vacinas

A vacina contra a covid-19 pode estar disponível pelo SUS no início de 2021, de acordo com o Ministério da Saúde. A liberação vai depender da aprovação pelos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), confirmados pelo Senado nesta terça-feira (20). O governo deve editar uma medida provisória liberando R$ 1,9 bi para incluir a vacina no Programa Nacional de Imunizações. A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

20/10/2020, 23h07 - ATUALIZADO EM 20/10/2020, 23h07
Duração de áudio: 02:09
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Mesa:
vice-presidente do Senado, senador Antonio Anastasia (PSD-MG);
presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho;
senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: VACINA CONTRA A COVID-19 PODE ESTAR DISPONÍVEL PELO SUS A PARTIR DO INÍCIO DE 2021, DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE. LOC: A LIBERAÇÃO VAI DEPENDER DA APROVAÇÃO PELOS DIRETORES DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CONFIRMADOS PELO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: No mesmo dia em que o Ministério da Saúde anunciou a compra de 46 milhões de doses da Coronavac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, o Senado aprovou quatro nomes para a diretoria da Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária será a responsável por certificar a segurança e eficácia de todas as vacinas contra a covid-19. O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, comemorou o entendimento, alcançado entre o governo federal e 24 governadores, em torno da busca mais rápida por uma vacina. (Randolfe Rodrigues) Essa é a vacina mais avançada em curso neste momento no Brasil, esta é a que já conseguiu alcançar todas as suas etapas. E eu fico feliz que as controvérsias políticas tenham sido superadas. Desde o início nos proclamávamos que para o vírus e para a vacina não podem existir cor partidária, bandeira ideológica, qualquer controvérsia política deveria ser superada. O vírus não é chinês, americano, russo, o vírus é uma ameaça a toda a humanidade. (Repórter) Durante a sabatina no Senado, o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, que já vinha conduzindo o órgão regulador como interino, disse que a agência tem a pandemia como prioridade desde o início. E que a certificação da vacina com critérios de segurança e eficácia vai ser o principal foco nos próximos meses. (Antônio Barra Torres) Ressalto o trabalho da agência no enfrentamento da Covid-19 como o primeiro órgão federal a se manifestar perante a sociedade, no dia 27 de janeiro de 2020, quando ali já norteamos que a nossa prioridade seria o enfrentamento da pandemia. Todas as ações regulatórias no campo dos respiradores, no campo dos testes rápidos foram desenvolvidas. Durante certo período foram mais de 30 resoluções de diretoria colegiada num intervalo de 20 dias. E agora é claro, o nosso principal desafio é a questão das vacinas que estão em desenvolvimento no nosso Brasil. (Repórter) O governo deve editar uma medida provisória liberando um bilhão e 900 milhões de reais para incluir a vacina no Programa Nacional de Imunizações e oferecê-la pelo SUS. Ela só poderá ser comprada, no entanto, após aprovação pela Anvisa. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso. MSF 51/2020 (Antônio Barra Torres) MSF 56/2020 (Alex Machado Campos) MSF 60/2020 (Meiruze Sousa Freitas) MSF 65/2020 (Cristiane Rose Jourdan Gomes)

Ao vivo
00:0000:00