Senado aprova recriação do Ministério das Comunicações
O Senado aprovou e segue para sanção a medida provisória (MPV 980/2020) que criou o Ministério das Comunicações a partir de um desmembramento do Ministério de Ciência e Tecnologia. Alguns senadores criticaram a criação do ministério, caso de Reguffe (Podemos-DF) que afirmou que o novo ministério foi elaborado apenas para acomodação de políticos aliados. O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) defendeu a manutenção da pasta, mas afirmou que o presidente Bolsonaro não está respeitando o ministério que acabou de criar. Mais informações com o repórter Rodrigo Resende.
Transcrição
LOC: O SENADO APROVOU A RECRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.
LOC: MAS SENADORES COMO REGUFFE E MAJOR OLÍMPIO CRITICARAM A MEDIDA PROVISÓRIA DE JAIR BOLSONARO QUE RECRIOU A PASTA. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE:
(Repórter) O Senado aprovou a medida provisória que recriou o Ministério das Comunicações, liderado atualmente pelo deputado Fábio Faria, do PSD do Rio Grande do Norte. O novo ministério surgiu a partir de desmembramento do ministério de Ciência e Tecnologia. O relator da medida foi o senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas. Ele afirmou que a criação do ministério não atende a nenhum tipo de negociação partidária:
(Omar Aziz) O ministro Fábio Faria é do PSD, mas nós senadores do PSD aqui não fomos nem consultados para a nomeação do ministro Fábio Faria, vamos deixar claro isso aqui, não é uma troca de favor. Porque a relação do Ministro Fábio Faria é direta com o presidente, eu só fui o relator.
(Repórter) Mas nem todos os senadores foram favoráveis à proposta. Reguffe, do Podemos do Distrito Federal, ressaltou que a criação do Ministério atende sim apenas a objetivos políticos e não técnicos:
(Reguffe) Sou contra essa criação de novos ministérios, acho que essa não é a forma correta de fazer administração pública, simplesmente procurando atender com cargos no governo, um partido aqui, um deputado ali, o nome disso é fisiologismo.
(Repórter) O senador Jorge Kajuru, do Cidadania de Goiás, afirmou que a recriação do ministério é importante, mas alertou que o presidente Jair Bolsonaro precisa de fato respeitar a pasta:
(Jorge Kajuru) Com um presidente como chefe que pensa do jeito que ele pensa, que fala sem conversar com o ministro das comunicações, e que na verdade ele mesmo é o ministro das comunicações. Mas é infelizmente, porque o Brasil mereceria ter alguém importante em um cargo que também considero importante para o país.
(Repórter) A medida provisória segue agora para a sanção presidencial.
Projeto: MP 980/2020