Mais de 20 milhões estão sem aulas durante pandemia, revela DataSenado — Rádio Senado
Educação

Mais de 20 milhões estão sem aulas durante pandemia, revela DataSenado

Pesquisa do Instituto DataSenado revela que mais de 20 milhões de estudantes da educação básica e do ensino superior tiveram as aulas suspensas durante a pandemia. O número é maior entre os matriculados na rede pública: são 40% contra 18% de alunos da rede privada. Os resultados foram apresentados pelo DataSenado em um encontro virtual com especialistas do setor de educação. Para o senador Flávio Arns (REDE -PR), vice-presidente da Comissão de Educação, a pesquisa revela o efeito devastador da pandemia sobre a educação. A reportagem é de Marcella Cunha.

12/08/2020, 16h53 - ATUALIZADO EM 06/06/2024, 09h49
Duração de áudio: 02:48

Transcrição
LOC: MAIS DE 20 MILHÕES DE ESTUDANTES TIVERAM AS AULAS SUSPENSAS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA. LOC: É O QUE APONTOU UMA PESQUISA DO INSTITUTO DATA SENADO QUE TAMBÉM SUGERIU UMA PERCEPÇÃO DE QUEDA NA QUALIDADE DO ENSINO ENTRE AS FAMÍLIAS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA TÉC: Uma pesquisa do Instituto DataSenado mostrou que mais de 20 milhões de estudantes da educação básica e do ensino superior tiveram as aulas suspensas durante a pandemia. O número equivale a 35% das matrículas de 2020. Outros 58% passaram a ter aulas remotas. Segundo a pesquisa, a qualidade do ensino diminuiu para 63% dos pais de alunos em ensino à distância e 75% preferem que as aulas voltem a ser presenciais após a pandemia. Apenas 8% respondem que a mudança de formato ampliou a qualidade do ensino. Para o senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, os números são importantes para a elaboração de políticas públicas. (Arns) Então nós temos um quadro sobre o qual a gente tem que se debruçar. Governo Federal, estaduais, municipais, conselhos, estudantes. Porque a pandemia teve efeito devastador na saúde como todos sabemos, na economia, e essa pesquisa aponta também para um problema muito grande na área da educação. (REP) De acordo com o DataSenado, o número de alunos com aulas suspensas é bem maior entre os matriculados na rede pública: são 40% contra 18% da rede privada. O acesso a internet também é desigual. Enquanto 96% dos estudantes particulares estão conectados, o número cai para 26% entre os do ensino público. Além disso, 64% dos alunos afirmaram acompanhar as aulas pelo celular e 20% dos pais precisam ir até a escola para buscar presencialmente as atividades propostas. Os resultados foram apresentados pelo DataSenado em um encontro virtual com especialistas do setor de educação. Para Cecília Motta, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, a pesquisa confirmou muitos dos indícios de desigualdade na educação brasileira. (Cecília) A pesquisa escancarou coisas que nós já sabíamos. Os resultados muito claros, muito significativos para nós gestores para a discussão que apontam políticas educacionais, por exemplo. Isso ficou muito claro, quer dizer, referenda aquilo que a gente vem discutindo o tempo todo. (REP) Também participaram da reunião representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e dos movimentos Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O levantamento do Datasenado foi feito com 2.400 brasileiros entre dias 24 e 28 de julho. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

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