Congresso lança frente em defesa da renda básica — Rádio Senado
Ajuda financeira

Congresso lança frente em defesa da renda básica

O Congresso Nacional lançou, nesta terça-feira, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica, que busca implantar um programa de transferência de renda para mais de 120 milhões de pessoas. A ideia é que o projeto beneficie cerca de 60% dos brasileiros que não estão incluídos em programas de proteção social, como o Bolsa Família. O repórter Pedro Pincer tem os detalhes.

21/07/2020, 20h05 - ATUALIZADO EM 21/07/2020, 20h05
Duração de áudio: 02:24
Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Renda Básica. Ex-senador, Eduardo Suplicy, fala por videoconferência a deputados e senadores.
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Transcrição
LOC: CONGRESSO LANÇA FRENTE EM DEFESA DA RENDA BÁSICA LOC: DE ACORDO COM NÚMEROS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, NO BRASIL O UM POR CENTO DOS MAIS RICOS CONCENTRA 28,3 POR CENTO DA RENDA TOTAL DO PAÍS. REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: No país onde se registra a segunda maior concentração de riquezas do mundo, como levar renda a milhões de pessoas que perderam o emprego e vivem no fosso da desigualdade social em meio à pandemia? Pensando nisso, o Congresso Nacional lançou, nesta terça-feira, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica, que busca implantar um programa de transferência de renda para mais de 120 milhões de pessoas. A ideia é que o projeto beneficie cerca de 60% dos brasileiros que não estão incluídos em programas de proteção social, como o Bolsa Família. A frente mista tem o apoio de deputados e senadores de 23 partidos com representação na Câmara e no Senado. A comissão é presidida pelo deputado João Henrique Campos, do PSB de Pernambuco. O vereador paulistano e ex-senador Eduardo Suplicy, defensor da proposta há mais de três décadas, foi escolhido presidente de honra. Para Suplicy, trata-se de um direito de todos os brasileiros. (Eduardo Suplicy) O direito de toda e qualquer pessoa, não importa a sua origem, raça, sexo, idade, condição civil ou mesmo socioeconômica de participarmos todos da riqueza comum de nossa nação através de uma renda, que na medida do possível, com o progresso do país, será suficiente para atender as necessidades vitais de cada pessoa. A ninguém será negada. (REP): Diferentemente do auxílio emergencial, aprovado pelo Congresso Nacional no valor de R$ 600 e que tem duração de cinco meses, o programa de Renda Básica é um auxílio financeiro permanente destinado às camadas da população mais necessitadas. Vice-presidente da frente, o senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, destaca a importância da iniciativa. (Alessandro Vieira) É urgente e importantíssimo porque traz à tona a possibilidade do Congresso Nacional legislar efetivamente na proteção daqueles que mais necessitam. É preciso dar um passo adiante daquilo que foi feito com o Programa Bolsa Família, é preciso atender esses milhões de brasileiros para mobilizá-los e facilitar sua retirada do estado de extrema pobreza (REP) De acordo com números da Organização das Nações Unidas, no Brasil o 1% dos mais ricos concentra 28,3% da renda total do país. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00