Nomeação de novo ministro da Educação repercute entre senadores
A nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli para o cargo de ministro da Educação repercutiu entre os senadores. Ele sucederá Abraham Weintraub, que, após 14 meses e diversas polêmicas, deixou o cargo. A maioria dos senadores ofereceu apoio e desejou sucesso. Decotelli será o primeiro ministro negro e o terceiro titular da Educação do governo Bolsonaro. A reportagem é de Pedro Pincer.
Transcrição
LOC: NOMEAÇÃO DE NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO REPERCUTE ENTRE SENADORES.
LOC: CARGO SERÁ OCUPADO POR CARLOS ALBERTO DECOTELLI, EX-PRESIDENTE DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER:
TÉC: O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira a nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli para o cargo de ministro da Educação. Ele sucederá Abraham Weintraub, que, após 14 meses e várias polêmicas, foi indicado para uma diretoria do Banco Mundial, em Washington. Decotelli será o primeiro ministro negro e o terceiro titular da Educação do governo Bolsonaro. Oficial da reserva da Marinha, Decotelli atuou como professor da Escola de Guerra Naval, e presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação entre fevereiro e agosto do ano passado. Depois, passou para a Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação. O vice-presidente da Comissão de Educação do Senado, Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, pediu união em torno de um tema tão importante para a população brasileira.
(Flávio Arns) Que realmente a gestão tenha como premissas o diálogo, o entendimento, escutar a sociedade, unir todas as forças da educação e que nós tenhamos uma oportunidade, um período tranquilo, de paz, de segurança, em que toda a sociedade brasileira possa dizer que educação é prioridade absoluta, especialmente no período pós-pandemia
(Rep) A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, disse que está otimista com a indicação de Decotelli.
(Eliziane Gama) A nossa torcida é que esse técnico de fato tenha as condições mínimas de fazer uma boa gestão no Ministério da Educação depois de termos vivenciado momentos realmente muito tristes com o ex-ministro que foi demitido recentemente. Que setores do governo não criem embaraço, não criem problema, às vezes em nome de ideologia para a política que é fundamental no Brasil, que é a nossa educação.
(REP) Diversos senadores se manifestaram sobre a nomeação pelas redes sociais. A maioria oferecendo apoio e desejando o fortalecimento do Ministério da Educação. Entre eles, Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá; Luis Carlos Heinze, do Progressistas do Rio Grande do Sul; Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, e Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.