Davi Alcolumbre sugere eleições municipais em novembro — Rádio Senado
Eleições 2020

Davi Alcolumbre sugere eleições municipais em novembro

Autoridades e especialistas em saúde participaram nesta terça feira (16) de uma reunião virtual para discutir a necessidade de adiamento das eleições 2020 em razão da pandemia causada pelo coronavírus. Entre os participantes, houve um consenso pelo adiamento do pleito por algumas semanas, garantindo que seja realizada ainda este ano, em data a ser definida pelo Congresso Nacional com base em uma janela que varia entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro.  O presidente Davi Alcolumbre sugeriu que o primeiro turno ocorra em 15 de novembro. A reportagem é de Pedro Pincer, da Rádio Senado.

16/06/2020, 20h00 - ATUALIZADO EM 13/10/2020, 18h57
Duração de áudio: 01:53
Sessão Deliberativa Remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Ordem do dia.

Na pauta o PL 2.324/2020, que estabelece o uso compulsório pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de leitos disponíveis na rede hospitalar particular para internação de pacientes com síndrome aguda respiratória grave ou com suspeita ou diagnóstico de covid-19. O segundo item é o PL 1.543/2020, que prorroga, por no mínimo um ano, o vencimento das operações de crédito rural exigíveis entre os dias 1º de março e 31 de dezembro de 2020. O último item pautado é o PL 2.178/2020, que dispõe sobre o transporte de cuidadores de pessoas com deficiência durante a pandemia da covid-19.

Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) em pronunciamento. 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO, CÂMARA E TSE DISCUTEM ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS. LOC: AS VOTAÇÕES PODEM FICAR PARA NOVEMBRO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: Autoridades e especialistas em saúde participaram de uma reunião virtual para discutir a necessidade de adiamento das eleições 2020 em razão da pandemia causada pelo coronavírus. Entre os participantes, houve um consenso pelo adiamento do pleito por algumas semanas, garantindo que seja realizada ainda este ano, em data a ser definida pelo Congresso Nacional com base em uma janela que varia entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, fez uma sugestão de data para a realização das eleições. Ele quer o primeiro turno em 15 de novembro, o segundo em 29 de novembro e a diplomação em 18 de dezembro (Davi) Seria muito bom se pudéssemos transferir pra dezembro, mas acho que nós tempos que limitar em novembro, porque senão a gente não vai dar tempo da Justiça Eleitoral trabalhar, da transição, então se a gente puder limitar em novembro, até por conta da prestação de contas, que são fundamentais para que a Justiça possa apreciá-las. (Rep) O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, disse que a palavra final a respeito desse tema é do Poder Legislativo e que o TSE não vê como viável a possibilidade de aumentar o número de urnas ou dividir as eleições em dois dias de votação. Ele também falou no prazo de julgamento de impugnações (Luis Roberto Barroso) Do ponto de vista da Justiça Eleitoral, se mantiver essa data, nós conseguimos provavelmente julgar todas as impugnações antes das eleições, mas já não dá tempo no modelo atual, ficou um prazo muito exíguo. (REP): Medidas como prolongamento do horário de votação, distanciamento de eleitores, definição de horários específicos para população vulnerável, treinamento e simulação sobre medidas de higiene para todos que vão trabalhar e aumento dos locais de votação para evitar aglomerações já estão em estudo pela Corte. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00