Comissão vai consolidar e divulgar dados sobre pandemia
A Comissão Mista Especial de Acompanhamento do Coronavírus vai consolidar e divulgar os dados sobre a doença no país repassados pelos estados. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), declarou que “é papel do Parlamento buscar a transparência”. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) alertou que a falta de transparência do governo pode prejudicar as relações comerciais do Brasil. A Rede Sustentabilidade, o PCdoB e o PSOL recorreram ao Supremo Tribunal Federal para garantir a divulgação diária dos dados sobre o novo coronavírus. E a líder do Cidadania, senadora Eliziane Gama (MA), pediu uma CPI para investigar a suposta manipulação de informações pelo Ministério da Saúde. As informações são da repórter Hérica Christian.
Transcrição
LOC: SENADO DEVERÁ DIVULGAR DIARIAMENTE OS NÚMEROS DE CASOS DO NOVO CORONAVÍRUS E DE MORTES EM DECORRÊNCIA DA DOENÇA.
LOC: PARTIDOS POLÍTICOS RECORREM AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARA QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE VOLTE A PUBLICAR OS DADOS SOBRE A COVID-19. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN
TÉC: A pedido da oposição e do MDB, a Comissão Mista Especial de Acompanhamento do Coronavírus vai consolidar e divulgar os dados sobre a doença no País repassados pelos estados. Desde a semana passada, o Ministério da Saúde passou a informar apenas os casos e as mortes registradas após as 22 horas. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, declarou que “é papel do Parlamento buscar a transparência em um momento tão difícil para todos”. Um dos autores da iniciativa, senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, apontou que a falta de transparência do governo pode prejudicar também as relações comerciais do Brasil.
(Braga) Nós não estamos falando apenas de números, estamos falando de vida de pessoas, portanto, o Congresso Nacional pode, como instituição da democracia e do Estado democrático brasileiro, dar uma contribuição importante para a credibilidade e transparência, que terá impactos nas relações futuras do Brasil pós pandemia com o mundo globalizado.
REP: Ainda para garantir a divulgação do número de contaminados, de recuperados, das mortes e da ocupação de leitos relacionados ao novo coronavírus, a Rede Sustentabilidade, o PCdoB e o PSOL recorreram ao Supremo Tribunal Federal. O líder da oposição, senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, argumentou que o próprio governo patrocina desinformação sobre o coronavírus.
(Randolfe) Transparência é um direito fundamental de todo cidadão brasileiro e um instrumento para o combate à pandemia. Não aceitaremos que no Brasil o coronavirus tenha no Senhor Jair Bolsonaro, presidente da República, o seu maior aliado e continue vitimando famílias brasileiras.
REP: Em outra frente, a líder do Cidadania, senadora Eliziane Gama, do Maranhão, já apresentou um pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a suposta manipulação de dados da Covid-19 pelo Ministério da Saúde.