Senadores cobram aprovação de revalida emergencial para elevar número de médicos
Senadores cobram a aprovação do projeto que determina a realização emergencial do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida (PL 2482/2020). Se medida for aprovada, as provas devem ser realizadas em até 30 dias. Segundo a autora do projeto, senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), a medida pretende trazer mais médicos para aturarem contra a covid-19. A reportagem é de José Odeveza.
Transcrição
SENADORES COBRAM APROVAÇÃO DE UM REVALIDA EMERGENCIAL PARA ELEVAR NÚMERO DE MÉDICOS
LOC: UM PROJETO APRESENTADO PELA SENADORA ROSE DE FREITAS DETERMINA A ANTECIPAÇÃO EM CARÁTER EMERGENCIAL DO REVALIDA PARA MÉDICOS FORMADOS NO EXTERIOR.
LOC: A PROVA ESTÁ MARCADA ATÉ O MOMENTO PARA OUTUBRO DESTE ANO. SENADORES COBRAM QUE O PROJETO ENTRE EM VOTAÇÃO O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL PARA QUE OS PROFISSIONAIS POSSAM ATUAR CONTRA A COVID-19. REPORTAGEM JOSÉ ODEVEZA.
TEC: Para que mais profissionais possam estar disponíveis e com documentos legalizados para auxiliar o Brasil e o Sistema Único de Saúde a combater a pandemia da covid-19, a senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espirito Santo, apresentou projeto que determina a realização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida, em caráter emergencial. A proposta prevê que o exame seja aplicado 30 dias depois de aprovado o projeto. Atualmente o certame está previsto para o dia 11 de outubro deste ano. Senadores cobram que a medida entre em pauta para que o exame seja realizado o mais rapidamente possível. Para o senador Telmário Mota, do Pros de Roraima, a medida precisa ser aprovada com urgência.
(Telmário Mota) Eu peço ao presidente que coloque seu projeto em votação. Seu projeto é muito bom, ele fura a fila para rapidamente fazer o Revalida desses médicos que formam fora, porque nós precisamos. Senhor presidente é importante o projeto da Rose.
LOC: O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que é médico, também defendeu a aprovação da proposta. (Humberto Costa) Com o fim do programa mais médicos, a partir das posições ideológicas do atual governo essa desassistência se aprofundou, então com toda a certeza nós entendemos que é importante que esses profissionais possam ser avaliados o mais rapidamente possível, mesmo a tempo de darem uma contribuição nesse processo de enfrentamento a pandemia da covid-19.
LOC: O edital de convocação para o exame deverá ser publicado, excepcionalmente, em até 15 dias antes da realização da prova escrita. Os aprovados no Revalida atuarão, prioritariamente, em ações de combate à covid-19. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado José Odeveza.