Ministro da Cidadania diz que pagamento de auxílio emergencial já está organizado
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou no Senado que a primeira parcela do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 será concluída ainda nesta quinta-feira (7). Mas o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lamentou que ainda existam filas nas agências da Caixa Econômica para a retirada do benefício. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

Transcrição
LOC: MINISTRO DA CIDADANIA AFIRMA QUE PAGAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL SERÁ CONCLUÍDA AINDA NESTA QUINTA-FEIRA
LOC: PARLAMENTARES AFIRMAM QUE O BENEFÍCIO AINDA NÃO ESTÁ CHEGANDO A QUEM MAIS PRECISA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter) O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, destacou que o governo está conseguindo organizar a distribuição de recursos para os cidadãos brasileiros que mais precisam nesta pandemia do coronavírus. Onyx ressaltou o gigantismo dos números do programa de distribuição de renda aprovado pelo Congresso e afirmou que o pagamento da primeira parcela dos 600 reais já está sendo concluída:
(Onyx Lorenzoni) Estamos concluindo no dia de hoje o pagamento dessas 50 milhões e 500 mil pessoas, um feito, não há paralelo no mundo ocidental.
(Repórter) Mas o relator da Comissão de Acompanhamento dos Gastos com a Calamidade Pública, deputado Francisco Júnior, do PSD de Goiás, quis mais esclarecimentos sobre as diversas reclamações de cidadãos brasileiros sobre o auxílio emergencial:
(Francisco Júnior) Há quem diga que os recursos do coronavoucher não estão chegando lá na ponta, para quem precisa, existem comentários, denúncias, exageros, fakenews, tudo isso misturado
(Repórter) O secretário executivo do Ministério da Cidadania, Antônio Barreto, afirmou que há um cruzamento de muitos dados sobre os cidadãos brasileiros para a liberação do auxílio, como a integração de informações de pessoas do mesmo núcleo familiar para não haver duplicidade no pagamento:
(Antônio Barreto) Essa complexidade é que mostra pra gente como a esse trabalho de refinamento tem que ser constante
(Repórter) O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, disse que ainda existem filas para receber o auxílio:
(Izalci Lucas) Ainda tem muitas filas na Caixa Econômica, muitos dizem já que teria sido um erro colocar apenas a caixa econômica, vossa excelência diz que três bancos abriram mão, mas eu acho que poderia buscar outras alternativas bancárias, bancos privados se for o caso, pra evitar essa aglomeração.
(Repórter) Onyx Lorenzoni declarou que outro desafio no cadastro para o recebimento do auxílio emergencial é a grande quantidade de cidadãos chamados de “invisíveis”, que não possuíam CPF ou conta bancária, cerca de 21 milhões de brasileiros.