Aplicativo “Monitora Covid-19” pretende mapear situação do coronavírus no Nordeste
Os estados do Nordeste lançaram um aplicativo, o “Monitora Covid-19”, para mapear informações sobre a doença na região. De acordo com o senador e médico Rogério Carvalho (PT-SE), a ferramenta é importante em várias frentes, inclusive para organizar o atendimento dos profissionais de saúde. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: CIDADÃOS QUE RESIDEM NOS ESTADOS DO NORDESTE PODEM COLABORAR COM O MONITORAMENTO DA COVID-19 A PARTIR DE UM APLICATIVO.
LOC: O “MONITORA COVID-19” FOI LANÇADO COM INSTRUÇÕES DE COMBATE AO CORONAVÍRUS E TAMBÉM COM A POSSIBILIDADE DE REGISTRO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DO CIDADÃO, O QUE PODE AUXILIAR NA RÁPIDA IDENTIFICAÇÃO DE CASOS DA DOENÇA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
TÉC: A tecnologia pode ser uma aliada no combate ao coronavírus. Estados do Nordeste brasileiro lançaram um aplicativo, o “Monitora Covid-19” para auxiliar no mapeamento da doença nessa região do país. O neurocientista Miguel Nicolelis, que participa das ações dos estados nordestinos contra a Covid-19, ressalta em vídeo publicado nas redes sociais que o aplicativo deve funcionar como uma espécie de termômetro da situação epidemiológica da região:
(Miguel) Ao preencher o formulário com os seus sintomas, e eu queria deixar claro, quando você baixar no Nordeste o Monitora, e só fizer o cadastro e não tiver nenhum sintoma, você para no final do cadastro porque daí nós vamos saber que você é uma pessoa assintomática, não tem nenhum sintoma de COVID. Mas se depois de alguns dias por acaso você começar a ter um cansaço muscular, tosse, febre, e você preencher o formulário dos sintomas, nós vamos saber o período que passou desde que você é assintomático até o período em que você desenvolveu os sintomas.
(REP) O senador e médico Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, afirma que o aplicativo é um importante instrumento para organizar as ações dos profissionais de saúde:
(Rogério) Que as autoridades sanitárias saibam quem está com sintoma, em que lugar está a pessoa, que serviço a pessoa pode se descolar, ou seja, auxilia as equipes de saúde a irem no local, fazerem o bloqueio.
(REP) O aplicativo pode ser baixado em celulares com sistema Android. Basta entrar na loja de aplicativos e procurar por “Monitora Covid-19”. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.