Jader quer que Paulo Guedes explique uso de reservas cambiais
O senador Jader Barbalho (MDB-PA) protocolou na noite da última terça-feira (31) pedido de informação ao ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o uso das reservas cambiais, especialmente durante a crise do coronavírus. As informações com a repórter Raquel Teixeira.
Transcrição
LOC: O SENADOR JADER BARBALHO QUER EXPLICAÇÕES DO MINISTRO DA ECONOMIA SOBRE OS VALORES QUE O PAÍS TEM EM CAIXA EM RESERVAS CAMBIAIS PARA DIRECIONAR ÀS AÇÕES DE COMBATE AO CORONAVÍRUS.
LOC: O PEDIDO DE INFORMAÇÕES FOI PROTOCOLADO NA MESA DO SENADO FEDERAL NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
TEC: O ministro da Economia, Paulo Guedes, terá que esclarecer ao Senado Federal sobre a quantidade de recursos que o país tem em caixa em reservas cambiais atualmente e como pretende utilizar esse dinheiro. O senador Jader Barbalho, do MDB do Pará, que protocolou o documento, na última terça-feira, afirmou que a equipe econômica deve explicações ao Congresso e ao povo brasileiro.
(JADER) Em matéria divulgada pela imprensa, o Brasil possui US$340 bilhões em reservas internacionais. Onde estão esses recursos, em que o Banco Central empregou. É uma quantia fantástica. Nós não precisamos ficar com R$1,75 trilhão em caixa. Isso é um absurdo!
Rep: O senador disse ainda que é preciso pensar agora em financiar ações de combate à crise do Coronavírus e de enfrentamento dos prejuízos provocados pelo isolamento social.
(JADER) neste momento em que o Presidente da República e outros setores discordam do Ministro da Saúde, da orientação de isolamento, e dizem que o problema é da economia, nós concordamos. É fundamental o trabalho, salvar as empresas.
Rep: Segundo o artigo 50 da Constituição Federal, a recusa ou o não atendimento ao pedido de informação no prazo de 30 dias é crime de responsabilidade. O requerimento de Jader Barbalho ainda será analisado pela Mesa do Senado.
RQS 161/2020