Senadores cobram ações do governo no enfrentamento ao coronavírus
Senadores que participaram de uma reunião com os ministros da Saúde e da Economia cobraram do governo um plano emergencial de enfrentamento ao coronavírus. As senadoras Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Daniella Ribeiro (PP-PB) destacaram a disposição do Congresso Nacional, mas lamentaram a falta de ações do Palácio do Planalto. O líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), não descartou a criação de um comitê emergencial nem a votação de projetos de forma emergencial. As informações são da repórter Hérica Christian.
Transcrição
LOC: SENADORES COBRAM DO GOVERNO UM PLANO DE AÇÃO PARA EVENTUAL EPIDEMIA DE CORONAVÍRUS NO PAÍS.
LOC: ALIADOS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AFIRMAM QUE MEDIDAS JÁ ESTÃO SENDO TOMADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN
TÉC: Após reunião com os ministros da Saúde, Luiz Mandetta, e da Economia, Paulo Guedes, um grupo de senadores cobrou do governo a apresentação de um plano emergencial de enfrentamento ao coronavírus. A líder do Cidadania, senadora Eliziane Gama, do Maranhão, afirmou que o Congresso Nacional está preparado para votar qualquer projeto de lei diante do aumento dos casos da doença respiratória.
(Eliziane) O Congresso Nacional aprova. O Congresso Nacional autoriza o Orçamento. Essa é a função do Congresso Nacional. O plano de ação tem que apresentado pelo governo. O governo, que é o Poder Executivo tem que apresentar tanto na linha da saúde quanto na linha econômica. O que nós tivemos aqui foi uma apresentação de um quadro do Brasil, que estamos vivendo agora.
REP: O líder do MDB, senador Eduardo Braga, do Amazonas, também espera que o governo apresente um plano emergencial voltado para a área da saúde e outro para a economia.
(Braga) O que nós estamos falando de agenda de curto prazo é para que nós possamos exatamente aprovar aqui no Congresso, e o Congresso está dando a demonstração disso, para que nós possamos dar instrumentos ao governo para que o governo possa agir emergencialmente na área de saúde pública e também na área de saúde privada.
REP: Presente à reunião com os ministros, a senadora Daniella Ribeiro, do PP da Paraíba, afirmou que falta uma diretriz para todo o País sobre o atendimento aos casos suspeitos e confirmados.
(Daniela) Eu saio com o sentimento da falta ainda da orientação acerca das medidas cabíveis, que devemos tomar no país como um todo. Ou se for por estado, se for por região, como é que o Ministério pretende agir orientando as autoridades para que possam tomar as medidas necessárias para proteger a população.
REP: O líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, afirmou que tanto o Executivo quanto o Legislativo estão prontos para enfrentar a crise do coronavírus.
(E.Gomes) O governo tem, a Câmara e Senado têm. Agora essa seleção obedece agora a uma lógica e a uma ordem que tenha como objetivo dar resposta às necessidades de agora e às providências de governo e de estado. Quando há uma crise, há uma espécie de comitê e o presidente da República sinalizou com a necessidade desse permanente diálogo entre governo e Congresso e Judiciário.
REP: Nessa mesma reunião com os parlamentares, o ministro da Saúde pediu a liberação de R$ 5 bilhões para ações relacionadas ao coronavírus.