CAS debate infecção pelo Zika vírus em adultos — Rádio Senado
Comissões

CAS debate infecção pelo Zika vírus em adultos

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram que o vírus da Zika também é capaz de infectar o tecido que cobre o sistema nervoso central dos pacientes adultos em fase aguda – e não apenas de fetos. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (11) na Comissão de Assuntos Sociais. O estudo explica as complicações neurológicas apresentadas por adultos durante o surto da doença em 2015. Alguns pacientes apresentaram confusão mental, perda de memória e até dificuldades motoras. Os pesquisadores infectaram com o vírus da Zika amostras de tecido cerebral de adultos humanos. Para a surpresa dos autores, o vírus se mostrou capaz de infectar os neurônios e se multiplicar. Mais informações com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

 

11/03/2020, 19h20 - ATUALIZADO EM 11/03/2020, 21h13
Duração de áudio: 02:01
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública interativa para tratar sobre os efeitos do vírus Zika no cérebro de adultos infectados e demência em pessoas com até 60 anos.

Mesa:
neurocientista e Pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fernanda Barros Aragão;
pesquisadora do Instituto Evandro Chagas e Representante do Ministério da Saúde, Raimunda do Socorro da Silva Azevedo;
presidente eventual da CAS, senador Luiz do Carmo (MDB-GO);
professor da Universidade Federal de Goiás, Leonardo Caixeta;
coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cláudia Pinto Figueiredo.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DEBATE INFECÇÃO PELO ZIKA VIRUS EM ADULTOS LOC: PESQUISADORAS MOSTRARAM QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE SE ACHAVA, NÃO SÃO APENAS AS GRÁVIDAS QUE PODEM SER INFECTADAS. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, descobriram que o vírus da Zika também é capaz de infectar o tecido que cobre o sistema nervoso central dos pacientes adultos em fase aguda – e não apenas de fetos. O assunto foi debatido nesta quarta-feira na Comissão de Assuntos Sociais. O estudo explica as complicações neurológicas apresentadas por adultos durante o surto da doença em 2015. Alguns pacientes apresentaram confusão mental, perda de memória e até dificuldades motoras. Os pesquisadores infectaram com o vírus da Zika amostras de tecido cerebral de adultos humanos. Para a surpresa dos autores, o vírus se mostrou capaz de infectar os neurônios e se multiplicar. A neurocientista Claudia Figueiredo explicou que o estudo aponta que, ao contrário do que se supunha, não são apenas as grávidas que correm o risco de sofrer os efeitos do Zika Vírus. (Claudia Figueiredo) “O que se falava era que o problema era as grávidas, a doença seria autolimitada em adultos. Geralmente é autolimitada em adultos, mas muitos pacientes desenvolvem quadros neurológicos. A gente descobriu que o vírus infecta o sistema nervoso central, ele replica no sistema nervoso central de camundongos, ele infecta o tecido humano, ele multiplica nesse tecido, então ele infecta o tecido adulto. ”. Mestre em farmacologia Fernanda Aragão destacou a importância de se estudar os efeitos do vírus em adultos. (Fernanda Aragão) “Cada vez mais relatos tem trazido uma associação entre diversos acometimentos neurológicos e a infecção pelo vírus da Zika em adultos. Isso tanto aqui no Brasil quanto em diversos países da América Latina e da Ásia, principalmente com a síndrome de guillain-barré, encefalites, meningites e mielites. O debate, presidido pelo senador Luiz do Carmo, do MDB de Goiás, também abordou a demência em pessoas com menos de 60 anos. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

Ao vivo
00:0000:00