Subcomissão de avaliação das obras da usina Belo Monte seguirá ativa até o fim do ano — Rádio Senado
Belo Monte

Subcomissão de avaliação das obras da usina Belo Monte seguirá ativa até o fim do ano

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou a prorrogação dos trabalhos da Subcomissão Temporária da Usina de Belo Monte (CDRUBM), que avalia a construção da Hidrelétrica. O autor do pedido, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), argumentou que apesar da conclusão das obras, é necessário analisar os impactos sociais, econômicos e ambientais, além das promessas de desenvolvimento para região. Confira a reportagem completa de José Odeveza da Rádio Senado.

06/02/2020, 13h00 - ATUALIZADO EM 06/02/2020, 13h00
Duração de áudio: 01:37
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião deliberativa com 7 itens. Entre eles, o PL 2.645/2019, que disciplina a cobrança da diária inaugural na hotelaria.\r\rÀ mesa, vice-presidente da CDR, senadora Zenaide Maia (Pros-RN).\r\rFoto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues

Transcrição
LOC: SUBCOMISSÃO DE AVALIAÇÃO DAS OBRAS DA USINA BELO MONTE VAI ATUAR ATÉ DEZEMBRO. LOC: SENADOR COBRA PROMESSAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA REGIÃO DO EMPREENDIMENTO. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Téc): A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo aprovou o pedido do senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, para prorrogar o tempo de funcionamento da Subcomissão Temporária da Usina de Belo Monte. Instalada em maio do ano passado, o colegiado terá atividades até o fim de 2020. A Usina de Belo Monte inspecionada pela subcomissão ficou pronta no fim do ano passado após décadas de batalhas judiciais, nove anos de obras, protestos e críticas de ribeirinhos e ONGs. O senador Zequinha Marinho defendeu uma discussão das questões sociais, técnicas, econômicas e ambientais referentes à hidrelétrica. (Zequinha Marinho): São condicionantes que dizem respeito a acordos de compensação aos municípios envolvidos, principalmente o município de Altamira e Vitória do Xingu, como também os demais daquela região, que de uma forma ou de outra foram impactadas e que tiveram, digamos assim, compromissos por parte do grupo empresarial e isso ainda está em andamento. (Repórter): A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, defendeu a continuidade dos trabalhos da Subcomissão. (Zenaide Maia): É salutar essa prorrogação. Quem tem obra como a gente tem no Rio Grande do Norte, a barragem de Oiticica. A gente sabe que já mudou de empresa, falta de pagamentos, entra outros gestores e a gente sabe que é o papel aqui do Parlamento esse acompanhamento. (Repórter): Os integrantes da Subcomissão Temporária da Usina de Belo Monte vão definir nos próximos dias as atividades deste ano. Sob supervisão de Hérica Christian, da Radio Senado José Odeveza.

Ao vivo
00:0000:00