Presidentes da Câmara e do Supremo pedem harmonia entre poderes e protagonismo do legislativo
Pedidos por harmonia entre os Poderes e um papel de protagonismo por parte do Legislativo marcaram as mensagens lidas pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Toffoli fez um discurso em defesa da harmonia entre os poderes da República e elogiou o papel do Legislativo na democracia brasileira. O presidente da Câmara disse que a prioridade no novo ano são a reforma tributária e o ajuste das contas públicas. Para ele, é fundamental gastar menos com a estrutura do Estado e mais com políticas sociais. A reportagem é de Pedro Pincer, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: PRESIDENTES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PEDEM HARMONIA ENTRE OS PODERES E PROTAGONISMO DO LEGISLATIVO.
LOC: DEPUTADO RODRIGO MAIA E MINISTRO DIAS TOFFOLI DISCURSARAM NA SESSÃO DE ABERTURA DOS TRABALHOS DO CONGERESSO EM 2020. REPÓRTER PEDRO PINCER.
TÉC: Pedidos por harmonia entre os Poderes e um papel de protagonismo por parte do Legislativo marcaram as mensagens lidas pelo presidentes do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e da Câmara, deputado Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro. Toffoli fez um discurso em defesa da harmonia entre os poderes da República e elogiou o papel do Legislativo na democracia brasileira. Ele aproveitou a sessão para entregar os relatórios de atividade do STF e do Conselho Nacional de Justiça de 2019. Toffoli disse que o Brasil avançou nos últimos 36 anos, período que marca o retorno à democracia, e se disse otimista quanto ao futuro.
Dias Toffoli: Nós temos um país que avança, nós temos um país que tem uma responsabilidade enorme com seus cidadãos, mas que tem nos Poderes da República e nas suas instituições pessoas que honram os cargos que ocupam e que resolvem os problemas do dia a dia da nação brasileira.
(REP) Rodrigo Maia destacou o protagonismo do Legislativo no primeiro ano da nova legislatura. Ele citou a aprovação de mudanças no Orçamento, como as emendas de bancada impositivas e a transferência direta de recursos para prefeituras. O presidente da Câmara disse que a prioridade no novo ano são a reforma tributária e o ajuste das contas públicas. Para ele, é fundamental gastar menos com a estrutura do Estado e mais com políticas sociais.
Rodrigo Maia: Temos que construir meios para aumentar a produtividade do setor público, bem como para investir melhor os recursos destinados às políticas públicas.
(REP) Durante a sessão, também foi lida a mensagem do Poder Executivo. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.