Joice Hasselmann acusa família Bolsonaro de manter milícias virtuais — Rádio Senado
Comissões

Joice Hasselmann acusa família Bolsonaro de manter milícias virtuais

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito ouve depoimento da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP). Ela foi convidada para a oitiva depois de publicar nas redes sociais afirmações sobre a existência de milícias virtuais do presidente da República, Jair Bolsonaro, e apresentou estudos técnicos para embasar seu depoimento. Joice afirmou que o deputado Eduardo Bolsonaro é um dos líderes dessas milícias. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

04/12/2019, 19h23 - ATUALIZADO EM 04/12/2019, 22h43
Duração de áudio: 01:41
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) das Fake News, que investiga a divulgação de notícias falsas nas redes sociais e assédio virtual, realiza oitiva decorrente do Requerimento nº 240/2019. 

Mesa: 
relatora da CPMI das Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA); 
presidente da CPMI das Fake News, senador Angelo Coronel (PSD-BA); 
depoente, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: CPMI DAS FAKE NEWS OUVE A DEPUTADA FEDERAL JOICE HASSELMANN PARA AJUDAR NAS INVESTIGAÇÕES SOBRE MILÍCIAS DIGITAIS. LOC: A PARLAMENTAR AFIRMA TER SIDO ALVO DE ATAQUES NA INTERNET COORDENADOS PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E SEU FILHO EDUARDO BOLSONARO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A deputada federal Joice Hasselmann, do PSL de São Paulo, mostrou estudos técnicos que comprovam a existência de milícias virtuais ligadas ao presidente da República e a atuação de 1 milhão e 870 mil robôs em apenas duas contas do Twitter de integrantes da família de Jair Bolsonaro. A parlamentar afirmou que tem a missão de expor essa organização criminosa digital. (JOICE) Eu quero crer que o presidente não sabe disso, agora o deputado Eduardo Bolsonaro está amplamente envolvido e é um dos líderes desse grupo que nós chamamos de milícia digital. Rep: Joice também declarou que há dinheiro público envolvido nesses crimes. (JOICE) Cada atuação do robô custa em média, cada disparo, 20 mil reais, quem paga por isso? De onde sai esse dinheiro? Talvez o principal foco dessa comissão seja seguir o rastro do dinheiro, porque é algo que chama a atenção. Nós não estamos falando de trocados, estamos falando de milhões. Rep: O senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, disse que a eliminação de opositores é uma prática comum do governo atual. (ROGÉRIO) Nós estamos vendo que é um governo que anda na ilicitude, tudo tem a ver com autorização para destruir o seu opositor. Em qualquer tema do funcionamento do país a ordem é eliminar, com Fake News, com mentira, com comunicação dirigida. Rep: A relatora da CPMI, deputada Lídice da Mata, do PSB da Bahia, contou que pretende, a partir de agora, requerer a presença de componentes do núcleo econômico do governo para analisar a questão do financiamento da chamada milícia virtual. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00