CTFC debate criação do Estatuto da Segurança Privada — Rádio Senado
Comissões

CTFC debate criação do Estatuto da Segurança Privada

Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor recebeu especialistas para debater em audiência pública a criação do Estatuto da Segurança Privada. O objetivo é regular os serviços do setor e disciplinar o funcionamento das escolas de formação e os requisitos para o exercício profissional. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

28/11/2019, 17h37 - ATUALIZADO EM 28/11/2019, 19h51
Duração de áudio: 01:43
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza audiência pública para instruir o Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras (SCD nº 6/2016).

Mesa:
vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), 
Roberto Longo Pinho Moreno;
presidente da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), Selma Costa Crusco Migliori;
representante da Federación Panamericana de Seguridad Privada (Fepasep), Ruben Schechter;
presidente eventual da CTFC, senador Major Olimpio (PSL-SP);
advogado do Escritório Amin Ferraz, Coelho e Thompson Flores, Daniel Amin Ferraz;
secretário Executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Elias Hennemann Jordão;
representante da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot), Urbano Simão.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DEBATE CRIAÇÃO DO ESTATUTO DA SEGURANÇA PRIVADA E DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. LOC: ESPECIALISTAS DEFENDEM A IMPORTÂNCIA DA CONCORRÊNCIA ENTRE EMPRESAS PARA FORTALECER O SETOR. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O Estatuto da Segurança Privada vai regularizar o serviço em transportes coletivos, estabelecimentos prisionais, portos, aeroportos e áreas públicas, além de disciplinar o funcionamento dentro das instituições financeiras. O professor da Universidade de São Paulo, Fernando Scaff, destaca a importância de garantir a concorrência entre empresas interessadas em atuar no setor para não haver abuso de poder. (SCAFF) O papel do estado é evitar que posições dominantes levem à morte da concorrência. Onde está isso? Constituição de 88 artigo 173, parágrafo quarto, a lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise a dominação dos mercados, eliminação da concorrência e aumento arbitrário do lucro. Rep: O dono da Federal Segurança e Transporte, Edson de Araújo, lembra que a lei vigente tem mais de 30 anos e precisa ser modernizada. (ARAÚJO) O segmento de transporte de valor sofre muito com assalto e explosão a carro forte, pondo e risco a vida de vigilantes, dilapidando patrimônio, este é um problema nacional. O resultado disso são facções criminosas mais fortes com poder maior de fogo e com prejuízo incalculável às empresas e ao país. Rep: E o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, defende que a comissão precisa votar a proposta o mais rapidamente possível. (WELLINGTON) Nós precisamos dar resposta para o Brasil em todos os aspectos porque isso impede a oportunidade de atrair investimento para o país, isso impede a geração de emprego. Rep: O estatuto também pretende disciplinar o funcionamento das escolas de formação e os requisitos para o exercício profissional. Além disso, deve regular o uso de produtos de uso restrito, como armas de fogo e outras de menor potencial ofensivo. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00