Oposição quer convocar Paulo Guedes para explicar declaração sobre “AI-5”
A Rede Sustentabilidade apresentou um voto de repúdio ao ministro da Economia, Paulo Guedes, por declarações relacionadas ao AI-5, Ato Institucional número 5, que fechou o Congresso Nacional na Ditadura Militar. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) quer convocar o ministro na Comissão de Assuntos Econômicos. Mas o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que a declaração de Guedes foi tirada de um contexto. E reforçou a defesa da democracia. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.
Transcrição
LOC: OPOSIÇÃO QUER CONVOCAR MINISTRO DA ECONOMIA PARA EXPLICAR DECLARAÇÃO SOBRE “AI-5”.
LOC: LÍDER DO GOVERNO ESCLARECE QUE FALA DE PAULO GUEDES FOI RETIRADA DE CONTEXTO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN
(Repórter) O senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, apresentou um voto de repúdio ao ministro da Economia, Paulo Guedes, por declarações relacionadas ao AI-5, Ato Institucional número 5, que fechou o Congresso Nacional na Ditadura Militar e suspendeu garantias individuais. Em entrevista em Washington, nos Estados Unidos, Guedes não descartou uma medida radical em resposta a manifestações de rua, como ocorrem no Chile. Esse posicionamento motivou o senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, a pedir a convocação do ministro na Comissão de Assuntos Econômicos. Para o parlamentar, a declaração polêmica de Paulo Guedes é para esconder os resultados ruins da economia.
(Rogério) E todos nós sabemos o que isso significou o fechamento do Congresso, fechamento as instituições democráticas e, portanto, ele precisa explicar isso para a Comissão de Assuntos Econômicos porque no nosso entender essa declaração prejudica a posição do Brasil no mundo e cria uma imagem de um País autoritário. O que ele fez por um desserviço à democracia, ao país e à economia.
(Repórter) Mas o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, disse que a declaração do ministro foi retirada de contexto. Ele afirmou que Paulo Guedes está conseguindo melhorar a economia ao citar a redução do desemprego e o aumento das projeções do crescimento do País.
(Fernando Bezerra Coelho) Temos que julgar o ministro pelo conjunto da sua obra. Ele está dando conta do recado. Nós temos compromisso com a defesa do regime democrático. Aqui e acolá, se houver uma frase mal colocada, é importante que a crítica seja feita, mas eu quero aqui sair em defesa do Ministro Paulo Guedes, porque ele merece o respeito.
(Repórter) O voto de repúdio precisa ser votado pelo Plenário do Senado e o pedido de convocação pela Comissão de Assuntos Econômicos. A Rede Sustentabilidade também entrou com uma representação contra Paulo Gudes na Comissão de Ética Pública da Presidência da República.