CRE aprova nome de Marcelo Baumbach para a embaixada no Haiti — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova nome de Marcelo Baumbach para a embaixada no Haiti

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou a indicação do diplomata Marcelo Baumbach para exercer o cargo de embaixador no Haiti (MSF 81/2019). O indicado quer intensificar a cooperação na área agrícola, uma vez que o Haiti já foi grande produtor de açúcar e café. Ao ressaltar que o Brasil possui tecnologia desenvolvida no setor, especialmente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), disse que há potencial para as empresas brasileiras naquele país. A indicação segue para análise no Plenário. Reportagem, Iara Farias Borges.

27/11/2019, 13h26 - ATUALIZADO EM 27/11/2019, 13h26
Duração de áudio: 02:23
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de indicado para o cargo de embaixador do Brasil na República do Haiti.

Em pronunciamento, à mesa, indicado para o cargo de embaixador do Brasil na República do Haiti, Marcelo Baumbach.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU O DIPLOMATA MARCELO BAUMBACH PARA EXERCER O CARGO DE EMBAIXADOR DO BRASIL NO HAITI. LOC: A INDICAÇÃO SEGUE PARA ANÁLISE NO PLENÁRIO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) O diplomata Marcelo Baumbach é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem pós-graduação em Direito Internacional e Privado pela Academia de Direito Internacional de Haia, na Holanda. O indicado à embaixada do Haiti atuou como professor assistente de Direito Internacional Público no Instituto Rio Branco, foi porta-voz da Presidência da República, secretário de Ações Estratégicas da Presidência da República e embaixador no Suriname. Marcelo Baumbach defende a intermediação do governo brasileiro no processo de reconciliação nacional para resolver o impasse entre governo e oposição no Haiti juntamente com grupo formado por seis países, a ONU, Organização das Nações Unidas, a OEA, Organização dos Estados Americanos, e a União Europeia. Baumbach também pretende mobilizar o setor privado brasileiro para desenvolver parcerias comerciais na área agrícola. (Baumbach) “É uma contradição muito dolorosa até, um país como o Haiti, que foi um celeiro agrícola do mundo, e que no ano passado importou mais de 900 milhões em alimentos. Existe um grande potencial, existem terras férteis, o clima é bom para a cultura agrícola, nós temos muita tecnologia – a Embrapa é uma espécie de estrela no mundo inteiro. E ter contato com o setor privado do Brasil para fomentar os investimentos”. (Repórter) Uma das colônias francesas mais ricas no século dezoito, que produzia 40% do açúcar e 60% do café consumido na Europa, hoje o Haiti tem um Produto Interno Bruto de menos de 10 bilhões de dólares, com renda per capita de cerca de 850 dólares, dez vezes menor do que a do Brasil. Ao reconhecer que o posto de embaixador no Haiti é um desafio, o relator, senador Antonio Anastasia, do PSDB mineiro, concorda com a cooperação na área da agricultura. (Antonio Anastasia) “Eu acredito que nós temos ali um grande campo de atuação, uma cooperação na área agrícola. E com a Embrapa, a tecnologia que nós temos, há aqui uma potencialidade de uma cooperação, um nicho que, eventualmente, nós possamos explorar”. (Repórter) A indicação segue para análise no plenário. - MSF 81/2019

Ao vivo
00:0000:00