Especialistas defendem agências de checagem como principal ferramenta contra desinformação — Rádio Senado
CPI das Fake News

Especialistas defendem agências de checagem como principal ferramenta contra desinformação

A CPMI das Fake News ouviu representantes da Associação das Empresas de Tecnologia e Informação, das agências de checagem Boatos.org, e-farsas.com e do Projeto Comprova. Os especialistas defenderam a importância do papel da checagem de fatos para combater a desinformação promovida pelas Fake News. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

06/11/2019, 18h25 - ATUALIZADO EM 06/11/2019, 18h52
Duração de áudio: 02:19
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) das Fake News, que investiga a divulgação de notícias falsas nas redes sociais e assédio virtual, ouve depoimentos decorrentes dos requerimentos 83, 101, 102, e 103/2019.

Mesa:
representante do portal "e-farsas.com", Gilmar Henrique Lopes;
representante do portal Comprova, Sérgio Boeck Lüdtke;
relatora da CPMI das Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA);
presidente da CPMI das Fake News, senador Angelo Coronel (PSD-BA);
representante da Associações das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), Adriele Brito;
representante do portal "Boatos.org", Edgard Matsuki.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: CPI MISTA DAS FAKE NEWS OUVIU REPRESENTANTES DOS PORTAIS BOATOS.ORG, E-FARSAS.COM E DO PROJETO COMPROVA E DA REPRESENTANTE DA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE TECONOLOGIA E INFORMAÇÃO. LOC: ESPECIALISTAS DEFENDERAM O IMPORTÂNTE PAPEL DAS AGÊNCIAS DE CHECAGEM NO COMBATE À DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS QUE PROMOVEM A DESINFORMAÇÃO. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. (Repórter) A 10ª reunião da CPI Mista das Fake News ouviu representantes das agências de checagem Boatos.org, e-farsas.com, do Projeto Comprova e da Associação das Empresas de Tecnologia e Informação. Especialistas defenderam a importância da checagem de fatos para combater a desinformação promovida pelas notícias falsas. O representante do portal "e-farsas.com", Gilmar Lopes, apontou alguns elementos para identificar a estrutura de uma notícia falsa: (Gilmar Lopes) Geralmente ele pede para ser repassado, é confusa e é cheia de contradições, cita o nome de pessoas importantes para dar mais credibilidade, apela pro lado emocional possui o tom alarmista e conspiratório e cita nomes de cargos que não existem. (Repórter) Representante do portal "Boatos.org", Edgard Matsuki ponderou que parte do processo de checagem realizado pelo site também pode ser feito por todos os leitores antes de compartilhar conteúdos. (Edgard Matsuki) Muitas das tarefas que nós realizamos, qualquer internauta poderia e deveria realizar antes de compartilhar um conteúdo. O primeiro momento da nossa checagem perpassa por uma leitura com atenção do conteúdo que está sendo compartilhado na internet, infelizmente hoje muitas pessoas compartilham conteúdo sem ler, sem entender o que está sendo dito, ou às vezes sabendo que o conteúdo é falso. A partir desse primeiro momento a gente parte para uma segunda etapa que é fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto que está sendo tratado. (Repórter) O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, destacou a importância do trabalho das agências de checagem e relatou que membros da CPI estão sendo alvo de fake news. (Humberto Costa) O trabalho que os senhores fazem, ele é extremamente importante, ele precisa ser altamente valorizado e estimulado. Vocês vejam, aqui é a CPI que investiga as notícias falsas e o que está acontecendo em torno dessa CPI é que que os integrantes que não rezam por uma determinada linha estão sendo vítimas permanentes de Fake News. (Repórter) O deputado federal Alexandre Frota, do PSDB de São Paulo, defendeu a incorporação da Polícia Federal e do Ministério Público à Comissão para complementar investigações necessárias. O presidente do colegiado, senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, já apresentou o currículo do delegado federal convidado para auxiliar as investigações. No dia 12 de novembro a CPI mista ouve a deputada federal Joice Hasselmann, do PSL de São Paulo.

Ao vivo
00:0000:00