Comissão mista aprova relatório da MP que transfere Coaf para o Banco Central
A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 893 de 2019, que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central aprovou nesta quarta-feira (30) o relatório do deputado Reinhold Stephanes Júnior. O Coaf identifica indícios de lavagem de dinheiro e outras irregularidades analisando movimentações financeiras. O texto da MP segue para análise dos plenários da Câmara e do Senado. Acompanhe a reportagem de Raquel Teixeira.
Transcrição
LOC: COMISSÃO APROVA RELATÓRIO DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRANSFERE COAF PARA O BANCO CENTRAL.
LOC: O ÓRGÃO IDENTIFICA INDÍCIOS DE LAVAGEM DE DINHEIRO E OUTRAS IRREGULARIDADES ANALISANDO MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
TÉC: Com a aprovação do relatório na Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 893, o Coaf, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, fica subordinado ao Banco Central. O senador José Serra, do PSDB de São Paulo, explica a importância do órgão.
(SERRA) O Coaf tem como missão produzir inteligência financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. O Coaf recebe, examina e identifica ocorrências suspeitas de atividade ilícita e comunica às autoridades competentes.
Rep: O relator, deputado Reinhold Stephanes Júnior, conta que acatou várias sugestões do colegiado para o documento final.
(REINHOLD) Eu acatei várias sugestões como ter obrigatoriamente que investigar e punir quem vazou informações e também apenas permitimos no conselho funcionários de carreira.
Rep: Antes dessas mudanças, a MP previa a possibilidade de participação de integrantes da iniciativa privada no conselho deliberativo do órgão. A matéria ainda precisa passar pelos plenários da Câmara e do Senado. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.