Comissão mista analisa relatório da MP que vincula novo Coaf ao Banco Central — Rádio Senado
Medida Provisória

Comissão mista analisa relatório da MP que vincula novo Coaf ao Banco Central

Comissão Mista analisa relatório da Medida Provisória 893 de 2019, que modifica funcionamento do o nome do órgão que trata de suspeitas de lavagem de dinheiro. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

23/10/2019, 18h09 - ATUALIZADO EM 23/10/2019, 18h49
Duração de áudio: 01:15
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) n° 893 de 2019, que transforma o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) na Unidade de Inteligência Financeira, realiza reunião para apreciação de relatório.

À mesa:
presidente da CMMPV 893/2019, senador José Serra (PSDB-SP);
relator da CMMPV, deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR).
deputada Bia Kicis (PRP-DF);
deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO MISTA ANALISA RELATÓRIO DA MP QUE VINCULA O NOVO COAF AO BANCO CENTRAL. LOC: O ÓRGÃO QUE TRATA DE SUSPEITAS DE LAVAGEM DE DINHEIRO AGORA SE CHAMA UNIDADE DE INTELIGÊNCIA FINANCEIRA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC:A Medida Provisória 893 de 2019 estabelece que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Coaf, mudaria de nome para Unidade de Inteligência Financeira e ficaria vinculado ao Banco Central, contando com conselho deliberativo composto por ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança, servidores, militares e empregados cedidos ou requisitados, além de servidores efetivos. O relatório apresentado pelo deputado Reinhold Stephanes Júnior acolheu algumas das emendas apresentadas pelos integrantes da comissão mista para vedar a participação de pessoas da iniciativa privada no conselho. (REINHOLD) Nós pudemos fazer um relatório que é um meio termo do que o governo queria e do que a oposição desejava. Uma das principais modificações foi o fechamento do conselho para apenas indicações de funcionários de carreira de 11 instituições e de punir quem vaza informações, que se verifique isso e se use a lei. Rep: Houve pedido de vista coletiva do documento e a comissão deve voltar a se reunir na próxima semana para votação. Depois disso, a MP 893 de 2019 ainda precisa passar pelos plenários da Câmara e do Senado. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00