Sociedade Brasileira de Eubiose recebe homenagem do Senado
O Senado realizou nesta segunda-feira (21) uma sessão especial em homenagem à Sociedade Brasileira de Eubiose. A entidade surgiu em 1924 sob o nome de Sociedade Teosófica Brasileira e se define como a ciência da vida e o processo de evolução humana. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) se disse honrado em enaltecer os trabalhos promovidos pela entidade em prol do desenvolvimento cultural e espiritual da sociedade. A reportagem é de Marcella Cunha
Transcrição
LOC: O SENADO PRESTIGIOU A SOCIEDADE BRASILEIRA DE EUBIOSE NESTA SEGUNDA-FEIRA.
LOC: A SESSÃO ESPECIAL FOI SOLICITADA PELO SENADOR NELSINHO TRAD, QUE SE DISSE HONRADO PRESTAR A HOMENAGEM. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA
TÉC: A Eubiose é, segundo a própria entidade, viver em harmonia com as leis universais e seu significado se relaciona com o processo de evolução humana. Conhecida por promover ações educativas, culturais e sociais, a Sociedade Brasileira de Eubiose ganhou esse nome em 1969 e antes se chamava Sociedade Teosófica Brasileira. O autor do requerimento para a realização da sessão especial, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, se disse honrado em promover a homenagem.
(Nelsinho Trad): Uma instituição apartidária, sem fins lucrativos, de caráter cultural e espiritualista. A sociedade tem como objetivos o cultivo da Fraternidade Universal e a promoção do estudo comparativo do conhecimento dos povos, além do combate ao analfabetismo, aos vícios e aos maus costumes, valores e esses imprescindíveis para a constituição das nossas famílias.
(Rep) Nelsinho Trad relatou que a sugestão partiu de sua segunda suplente, a professora Terezinha Bazé, que há 30 anos faz parte da Sociedade de Eubiose.
(Terezinha): Nós não podemos nos afastar da política, nós temos um departamento específico de ética e política para preparar os nossos membros para atuar na política partidária, para contribuir. Porque acreditamos que é através da elaboração de leis e projetos que nós podemos transformar a sociedade que aqui temos.
(Rep) Durante a audiência, foi lida uma carta em que a entidade se compromete a promover ações em defesa da educação básica no país, como informou o representante Leonardo Faria.
(Lenardo): Nosso compromisso é com o Brasil e com as novas gerações de brasileiros que precisam e merecem receber uma educação condizente com o nosso ideal de nação desenvolvida e socialmente igualitária.
(Rep) Também participaram da sessão especial o Coordenador-Geral de Ética e Política da Sociedade Brasileira de Eubiose, Fernando Leça e o deputado Estadual Oscar Castello Branco. Da Rádio Senado, Marcella Cunha