CRE aprova indicados para as embaixadas da Eslováquia, Barbados e Turquia — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova indicados para as embaixadas da Eslováquia, Barbados e Turquia

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou a indicação de três diplomatas para exercerem cargos de embaixadores no exterior: Eduardo Ricardo Grandilone Neto, na Eslováquia; Vera Lucia dos Santos Caminha Campetti, em Barbados; e Carlos Ricardo Martins Ceglia, na Turquia. Os indicados ressaltaram a importância das representações brasileiras para ampliar as relações comerciais e políticas. Apesar de o Brasil ter fracas relações comerciais com Barbados, por exemplo, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) defendeu a presença brasileira naquele país. Reportagem, Iara Farias Borges.

10/10/2019, 13h53 - ATUALIZADO EM 10/10/2019, 13h53
Duração de áudio: 02:23
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para Eslováquia, Barbados e Turquia.

Mesa:
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República da Turquia, Carlos Ricardo Martins Ceglia;
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República Eslovaca, Eduardo Ricardo Gradilone Neto;
presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS);
indicada para exercer o cargo de embaixadora do Brasil junto a Barbados, Vera Lucia dos Santos Caminha Campetti.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: POR UNANIMIDADE, A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU DIPLOMATAS PARA EXERCEREM O CARGO DE EMBAIXADORES NA REPÚBLICA ESLOVACA, EM BARBADOS E NA TURQUIA. LOC. OS NOMES, AGORA, SERÃO VOTADOS PELO PLENÁRIO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Eduardo Ricardo Grandilone Neto foi aprovado para ser embaixador na Eslováquia; Vera Lucia dos Santos Caminha Campetti, em Barbados; e Carlos Ricardo Martins Ceglia, na Turquia. Os indicados ressaltaram a importância de o Brasil ter representação nestes países para ampliação das relações políticas e comerciais. O diplomata Eduardo Grandilone destacou que a Eslováquia tem grande expertise na área de mineração e a aproximação cultural com aquele país pode intensificar o comércio e as parcerias em tecnologia. (Eduardo Grandilone) “A Eslováquia é importante hoje para o Brasil, mas poderá ser ainda mais. É grande o número de oportunidades que teremos na área de tecnologia, de cooperação acadêmica. A cultura tem aproximado fortemente os dois países e nós entendemos que, justamente, a cultura, na medida em que propicia melhor conhecimento entre países, abre portas para comércio e investimentos”. (Repórter) Quanto à Turquia, trata-se de um país emergente, participante do G-20 e que pode favorecer as relações brasileiras com o Oriente Médio, disse o indicado Carlos Ceglia. (Carlos Ceglia) “Sem sombra de dúvida, a Turquia é um parceiro necessário no Oriente Médio. Para o Brasil, a Turquia permanece um país a ser cultivado não só pelas oportunidades de comércio e investimento, mas, também, pelo benefício que pode derivar do diálogo político regular com importante país emergente”. (Repórter) Já a indicada Vera Campetti defendeu que o Brasil intensifique as relações comerciais com Barbados. (Vera Campetti) “No campo das trocas comerciais e da cooperação econômica, Brasil e Barbados precisam dinamizar relações. O comércio bilateral é muito reduzido. E existem outras oportunidades. Esse é um trabalho que nós precisamos fazer”. (Repórter) Ao responder a um internauta, o senador Antonio Anastasia, do PSDB mineiro, defendeu a representação do Brasil em Barbados. (Antonio Anastasia) “O Brasil tem necessidade de ter uma embaixada em Barbados? A minha opinião é que sim! Me parece que esses países todos tem uma participação geopolítica relevante, apoiando o Brasil em foros internacionais. E ainda mais Barbados, pela sua posição geográfica, é uma porta de entrada muito especial para os produtos brasileiros”. (Repórter) As indicações dos novos embaixadores seguem para o Plenário. - MSF 51/2019 - MSF 62/2019 - MSF 64/2019

Ao vivo
00:0000:00