Brasil poderá ter uma Semana Nacional da Pessoa Idosa
A Comissão de Direitos Humanos aprovou a criação da Semana Nacional da Pessoa Idosa (PL 4253/2019). O projeto do senador Marcelo Castro (MDB-PI) visa estimular eventos como palestras e debates sobre a situação dos idosos na semana em que cair o dia 27 de setembro. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU A CRIAÇÃO DE UMA SEMANA NACIONAL PARA DEBATER A SITUAÇÃO DA PESSOS IDOSA NO PAÍS.
LOC: A IDEIA É QUE NESSES DIAS ACONTEÇAM PALESTRAS, DEBATES E CURSOS SOBRE A FAIXA ETÁRIA DA POPULAÇÃO COM MAIS DE 60 ANOS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter’) O Brasil poderá ter uma semana nacional para debater a situação dos cidadãos idosos. Projeto com esse objetivo, do senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos. A ideia é que a semana em que cair o dia 27 de setembro seja dedicada a eventos que estimulem discussões sobre políticas e iniciativas para as pessoas com mais de 60 anos. O relator da proposta na CDH, senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, detalhou as atividades que poderão ser desenvolvidas:
(Flávio Arns) Poderão ser estimuladas e desenvolvidas as seguintes atividades: palestras, debates, seminários, cursos, eventos, entre outros eventos de caráter educativo e de saúde.
(Repórter) Outra medida presente na proposta é a iluminação de prédios públicos para ressaltar a importância do tema: (Arns 2 - 8”): Iluminação de prédios públicos com luzes de cor branca ou branco azulada para representar a data.
(Repórter) O Brasil possui mais de 28 milhões de idosos, número que deve chegar a 38 milhões em dez anos, de acordo com o IBGE. A proposta segue agora para análise da Comissão de Educação.
PROJETO: PL 4253/2019