Senado celebra os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina — Rádio Senado
Sessão especial

Senado celebra os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina

Uma sessão especial comemorou nesta quinta-feira (26) os 40 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Palestina. O Brasil reconheceu a existência do Estado Palestino apenas em 2010, mas as relações diplomáticas entre os dois países datam da década de 70. Em 1975, o Brasil reconheceu a Organização para Libertação da Palestina (OLP) como legítima representante do povo palestino que passou a ter um representante diplomático como parte do Escritório da Liga Árabe em Brasília. A bandeira Palestina foi oficialmente hasteada em Brasília quatro anos depois, em 1979. O pedido de sessão especial foi feito pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). As informações com o repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.

26/09/2019, 13h34 - ATUALIZADO EM 26/09/2019, 13h35
Duração de áudio: 01:47
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina.

Mesa:
presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Senhor Ualid Hussein Ali Mohd Rabah;
embaixador do Estado da Palestina, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben;
presidente e requerente desta sessão de homenagem, senador Esperidião Amin (PP-SC);
embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil, Qais Shqair;
departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Sidney Romero.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL DO SENADO COMEMOROU NESTA QUINTA-FEIRA OS 40 ANOS DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE O BRASIL E A PALESTINA. LOC: O BRASIL RECONHECEU OFICIALMENTE O ESTADO PALESTINO EM DEZEMBRO DE 2010. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: (Repórter) Apesar de ter reconhecido a existência do estado Palestino apenas em 2010, as relações diplomáticas entre os dois países datam da década de 70. Em 1975, o Brasil reconheceu a organização para Libertação da Palestina como legítimo representante do povo palestino que passou a ter um representante diplomático como parte do Escritório da Liga Árabe em Brasília. A bandeira Palestina foi oficialmente hasteada em Brasília quatro anos depois, em 1979. O embaixador palestino, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, agradeceu os governos do Brasil e de Cuba que foram os primeiros da América Latina a reconhecer a Palestina como Estado. (Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben) quando falar o nome da Palestina era um pecado. A todos eles, nossa homenagem. A relação com a América Latina começou com sua Embaixada em Cuba, em 1974. A partir dessa data, se espalha esta bandeira palestina de maneira legal e ninguém tem medo de içar e levantar esta bandeira. Obrigado, Cuba. Obrigado, Brasil. Obrigado, América Latina. (Repórter) O autor do pedido de sessão especial, senador Esperidião Amim, do PP de Santa Catarina, destacou as relações comerciais entre Brasil e Palestina: (Esperidião Amim) O intercâmbio comercial entre o Brasil e o Estado Palestino já alcança a casa dos US$27 milhões, fluxo majoritariamente composto por exportações brasileiras de carne bovina. Embora pequeno, esse intercâmbio já é promissor, dada a juventude das nossas relações. (Repórter) Amim lembrou que, no final do ano passado, o Congresso aprovou o texto do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e Palestina. E destacou que quando estiver em vigor, o acordo vai garantir a expansão dos negócios entre os Estados brasileiro e palestino. Requerimento 740, de 2019

Ao vivo
00:0000:00