A retirada de radares nas rodovias federais é tema de audiência pública — Rádio Senado
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A retirada de radares nas rodovias federais é tema de audiência pública

Os senadores vão debater em audiência pública as consequências da retirada de radares móveis que fiscalizam a velocidade em rodovias federais. O debate será feito em conjunto pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Serviços de Infraestrutura (CI) por iniciativa dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Paulo Paim (PT-RS). Na visão do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), a suspensão dos radares vai gerar uma “indústria da morte”. Serão convidados para a audiência pública representantes do Ministério da Infraestrutura, do Departamento de Trânsito (Detran) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), bem como especialistas em segurança viária. Reportagem, Iara Farias Borges, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

 

20/09/2019, 11h53 - ATUALIZADO EM 20/09/2019, 12h06
Duração de áudio: 01:35
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Transcrição
LOC: DUAS COMISSÕES DO SENADO VÃO DEBATER AS CONSEQUÊNCIAS DA RETIRADA DA VIGILÂNCIA POR CÂMERAS DE RODOVIAS FEDERAIS. LOC: OS PARDAIS E RADARES FORAM SUSPENSOS POR DETERMINAÇÃO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Com o argumento de que os radares móveis que fiscalizam a velocidade em rodovias federais têm “utilização meramente arrecadatória”, o presidente Jair Bolsonaro determinou o recolhimento dos equipamentos até que o Ministério da Infraestrutura reavalie as normas desse tipo de fiscalização. Por iniciativa dos senadores petistas Humberto Costa, de Pernambuco, e Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Sociais e de Infraestrutura vai debater as consequências da suspensão dos radares. Segundo o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, os acidentes de trânsito causam, todos os anos, mais de 50 mil mortes e deixam quatrocentas mil pessoas mutiladas, com um custo de 50 bilhões aos cofres públicos. (Fabiano Contarato) “Então, um dos únicos mecanismos de eficiência, de eficácia, de redução do número de acidentes de trânsito, principalmente, em rodovias federais, pelo excesso de velocidade, pela conduta imprudente do motorista, é utilizado através dos mecanismos dos radares. Porque se o presidente pensa que ele vai acabar com a chamada pseudo indústria de multas, ele vai construir uma indústria de mortes”. (Repórter) Serão convidados para o debate representantes do Ministério da Infraestrutura, do Detran e da Polícia Rodoviária Federal, bem como especialistas em segurança de trânsito. A data do debate ainda será definida pelas comissões. REQ 98/2019 - CAS

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