CRE aprova indicados para as embaixadas da Colômbia e Indonésia — Rádio Senado
CRE

CRE aprova indicados para as embaixadas da Colômbia e Indonésia

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou por unanimidade as indicações dos diplomatas Luís Antonio Balduino Carneiro para exercer o cargo de embaixador na Colômbia (MSF 47/2019) e José Amir da Costa Dornelles na Indonésia (MSF 49/2019). Os indicados ressaltaram o potencial comercial que o Brasil pode explorar nesses países. Entre eles, acordos com a Colômbia na área de segurança, como sugeriu o presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), e em matéria ambiental com a Indonésia. As indicações, agora, seguem para análise do Plenário. Reportagem, Iara Farias Borges.

19/09/2019, 13h27 - ATUALIZADO EM 19/09/2019, 13h27
Duração de áudio: 02:03
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para chefe de missão diplomática na Colômbia e Indonésia.

Mesa:
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República da Indonésia, José Amir da Costa Dornelles;
presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS);
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República da Colômbia, Luís Antonio Balduino Carneiro.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU POR UNANIMIDADE AS INDICAÇÕES DOS DIPLOMATAS LUÍS ANTONIO BALDUINO CARNEIRO PARA A EMBAIXADA DA COLÔMBIA E JOSÉ AMIR DA COSTA DORNELLES PARA A DA INDONÉSIA. LOC: AS INDICAÇÕES SEGUEM PARA ANÁLISE NO PLENÁRIO DO SENADO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Ao serem sabatinados na Comissão de Relações Exteriores, os diplomatas Luís Antonio Balduino Carneiro, indicado para a embaixada da Colômbia, e José Amir da Costa Dornelles, para a da Indonésia, ressaltaram que há potencial para aumentar o comércio do Brasil com esses países. Com uma situação favorável, as mudanças internas na Colômbia contribuem com os acordos comerciais, disse Balduino Carneiro. (Balduíno Carneiro) “O comércio bilateral, atualmente, está na faixa de quatro e meio, cinco bilhões de dólares, mas ele tem um potencial enorme para crescer. E há margem para que o Brasil possa, inclusive, ocupar certos espaços que hoje são ocupados por outros exportadores. A Colômbia é uma economia de 330 bi e temos um comércio de, em torno, de cinco bi. Então há, ainda, muito espaço para crescer o comércio com a Colômbia”. (Repórter) Além das áreas comercial e tecnológica, é importante fazer acordos com a Colômbia na área de defesa, opinou o presidente da CRE, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul. (Nelsinho Trad) “O tema requer muita atenção, uma coordenação fina, mas, também, apresenta oportunidades no setor de cooperação militar e do comércio de produtos de defesa”. (Repórter) O potencial comercial também existe em relação à Indonésia. Com uma população superior a 260 milhões de habitantes e com mais de dezessete mil ilhas, a Indonésia se mostra um parceiro comercial interessante ao Brasil, disse o diplomata José Amir Dornelles. Depois do Brasil e Congo, a Indonésia tem a terceira maior floresta tropical do mundo, o que pode favorecer convênios com o Brasil, disse Amir Dornelles (José Amir Dornelles) “Isso também pode ser um fator de cooperação e de aproximação entre os países porque os problemas que nós temos aqui eles também têm lá da mesma natureza. Por ter essa cobertura de floresta tropical, eles têm uma grande biodiversidade e pode haver cooperação nessa área”. (Repórter) As indicações dependem de aprovação pelo Plenário do Senado. - MSF 47/2019 - MSF 49/2019

Ao vivo
00:0000:00