Especialistas defendem controle biológico de pragas para proteger polinizadores — Rádio Senado
Audiência pública

Especialistas defendem controle biológico de pragas para proteger polinizadores

O controle biológico de pragas – alternativa ao uso de agrotóxicos – e a recomposição de habitats com o plantio e preservação de vegetação nativa foram defendidas por especialistas como formas de proteção de abelhas e outros seres polinizadores. O projeto (PL 1918/2019), do senador Lasier Martins (Podemos-RS), dispõe sobre o estímulo à pesquisas e medidas de proteção às populações de polinizadores. Nos primeiros nove meses do ano, os órgãos do governo aprovaram um número de agrotóxicos 15% maior do que no mesmo período do ano passado. A reportagem é de Marcela Diniz, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

18/09/2019, 13h47 - ATUALIZADO EM 18/09/2019, 15h16
Duração de áudio: 02:25
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública interativa para instruir o PL 1918/2019, que estabelece medidas de estímulo à pesquisa e à proteção das populações de polinizadores. Entre os convidados estão representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); e do Movimento Colmeia Viva.

Mesa:
pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Décio Gazzoni;
presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS);
coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Ramos Venâncio;
coordenador de Projetos do Grupo Técnico de Fitossanidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Tom Prado.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo

Transcrição
LOC: ESPECIALISTAS DEFENDEM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E O CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS PARA PROTEGER ABELHAS E OUTROS SERES POLINIZADORES, PREJUDICADOS PELA DIMINUIÇÃO DAS VEGETAÇÕES NATIVAS E PELO USO INDISCRIMINADO DE AGROTÓXICOS. LOC: O DEBATE FOI PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO. REPÓRTER MARCELA DINIZ. (Repórter) A Comissão de Agricultura promoveu audiência para debater um projeto de lei que quer estimular pesquisas e medidas de proteção dos polinizadores, como as abelhas. O responsável pelo setor de agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Carlos Venâncio, disse que a pasta, que liberou este ano um número de agrotóxicos 15% maior do que no mesmo período do ano passado, quer aumentar o controle do uso dos defensivos por meio do cadastro de aplicadores e, paralelamente, investe em alternativas aos agrotóxicos, como o uso de fungos e parasitas para o combate às pragas – o chamado controle biológico: (Carlos Venâncio) De 2016 para 2017, a produção de produtos biológicos e microbiológicos cresceu 77%, mesmo com o país em crise; é realmente uma tecnologia que está avançando de maneira espetacular. (Repórter) O pesquisador da Embrapa, Décio Gazzoni, disse que o uso indiscriminado de agrotóxicos impacta na população de polinizadores e que as soluções para o problema envolvem também mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e recomposição de habitats, com plantio e preservação de vegetação nativa: (Décio Gazzoni) Os nossos corredores ecológicos, a nossa legislação florestal é um patrimônio, é uma coisa que depõe muito a nosso favor, a favor do Brasil. (Rep) O autor do projeto, senador Lasier Martins, do Podemos gaúcho, defendeu a proteção legal às populações de polinizadores: (Lasier Martins) A mortandade de abelhas no Brasil e, particularmente, no Rio Grande do Sul, foi que nos motivou esse projeto de lei. O que eu estou propondo é que sejam previstos dispositivos na Política Nacional do Meio Ambiente, na Lei de Agrotóxicos, no Novo Código Florestal, na Lei de Biodiversidade, que protejam os polinizadores que têm uma importância transcendental, pelo que vimos até agora. (Repórter) A polinização é o transporte do pólen que permite a reprodução de espécies vegetais. Algumas plantas só produzem sementes e frutos quando polinizadas. Insetos como abelhas e animais, a exemplo de morcegos e beija-flores, funcionam como polinizadores, transportando esse pólen e contribuindo para a biodiversidade. Os agrotóxicos utilizados para o controle de pragas podem matar esses animais. Em nove meses, o governo autorizou a comercialização de 353 agrotóxicos no mercado. PL 1918/2019

Ao vivo
00:0000:00