Senado homenageia Mauricio de Sousa pelo trabalho de inclusão das pessoas com deficiência — Rádio Senado
CAS

Senado homenageia Mauricio de Sousa pelo trabalho de inclusão das pessoas com deficiência

A Comissão de Assuntos Sociais homenageou nesta terça-feira (17) o cartunista Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica pelo trabalho em favor da inclusão. O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), que solicitou a audiência pública, destacou a importância do quadrinista para diversas gerações. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

17/09/2019, 19h06 - ATUALIZADO EM 17/09/2019, 22h31
Duração de áudio: 02:20
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza evento destinado a reconhecer o valor da obra do cartunista, escritor e criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa para inclusão social das pessoas com deficiência.

À mesa, cartunista e escritor, criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO HOMENAGEOU O ESCRITOR E CARTUNISTA MAURÍCIO DE SOUSA PELAS OBRAS EM FAVOR DA INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA OCORREU NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, COMO INFORMA A REPÓRTER LARA KINUE. (Repórter) Através das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, o cartunista Maurício de Sousa vem divertindo o público de todas as idades desde 1959. Mas, além disso, as obras de Maurício também promovem debates sobre a inclusão social, diversidade e representatividade. Desde a década de 80, ele inclui em suas histórias personagens com deficiências, como o autismo, a síndrome de down, a cegueira e a paraplegia, com o objetivo de quebrar estigmas e reduzir preconceitos. O reconhecimento da importância do trabalho dele foi feito em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais no Senado. O pedido para a homenagem ao cartunista e aos personagens da Turma da Mônica foi feito pelo senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins, que ressaltou o trabalho em favor da inclusão. (Eduardo Gomes) O Brasil tem que comemorar o Maurício Souza pelos seus 50 anos de carreira, a sua importância em várias gerações do país, e agora nesse momento em que a gente discute tolerância, que discute convivência, os seus personagens inclusivos tem mudado a vida de diversas pessoas no país e todos aqueles que tem na sua família, que convive diariamente, com a necessidade de inclusão e de respeito. (Repórter) Maurício de Sousa falou de alguns personagens que apresentam aos leitores a importância da diversidade. (Maurício de Sousa) Desde o início das histórias da Turma da Mônica, eu procurei trazer esse espírito de amizade e tolerância para a turminha, e com tempo eu percebi que faltava representar as crianças com deficiência que também gostam de ter seus amigos, gosta de brincar. Luca, cadeirante, Dorinha com deficiência visual, Tati com síndrome de down, André dentro do transtorno de espectro de autismo. Todos eles vêm nos ajudando a levar a toda a sociedade o tema da inclusão. (Repórter) O senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, que preside à Comissão de Assuntos Sociais, agradeceu ao cartunista pelo trabalho e seus efeitos na sociedade. (Romário) Meu caro Maurício, muito obrigado pela sua inestimável contribuição à educação da garotada do nosso país. Muito obrigado pelo ensinamento e exemplos pela arte do desenho das histórias em quadrinhos. Muito obrigado por incentivar nossas crianças e leitura pela qual recebe ensinamento de como conviver com as diferenças. Essa é a grande lição de sua valiosa arte que merece nossos aplausos e reconhecimento. (Repórter) Mais de 400 personagens já foram criados pelo cartunista nesses 60 anos de história. Nos quadrinhos de estreia, Franjinha e Bidu.

Ao vivo
00:0000:00