Senado poderá ter prêmio para legisladores que apresentem projetos inovadores
O Senado poderá conceder o Prêmio Rui Barbosa (PRS 59/2019) para legisladores que tenham sugeridos ideias inovadoras e com alto impacto social. A iniciativa é da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE). Para a Senadora Zenaide Maia (Pros-RN), a iniciativa vai prestigiar aqueles que colaboram para a construção de um legislativo em favor da democracia. A reportagem é de Rodrigo Resende.
Transcrição
LOC: O SENADO PODERÁ PREMIAR INICIATIVAS LEGISLATIVAS INOVADORAS E DE ALTO IMPACTO SOCIAL.
LOC: ESSE É O OBJETIVO DO PRÊMIO RUI BARBOSA, IDEIA APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter) A ideia do prêmio Rui Barbosa foi apresentada pela senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe e contou com relatório favorável da senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte. Zenaide explicou quais serão as categorias do prêmio:
(Zenaide Maia) O prêmio será oferecido a legisladores que no âmbito do legislativo brasileiro terem apresentado proposições legislativas inovadoras com impacto social relevante oriundo das categorias nacional, estadual, municipal e “in memorian”, bem como da modalidade honoris causa destinada a juristas e diplomatas .
(Repórter) O presidente da Comissão de Educação, Dário Berger, do MDB de Santa Catarina, disse que o prêmio, além de incentivar as boas ideias legislativas, faz uma justa homenagem a uma figura histórica do país:
(Dário Berger) Homenagear uma das personalidades mais proeminentes da nossa república e da nossa existência: Rui Barbosa, sobretudo porque é nosso patrono do Senado Federal.
(Repórter) A proposta segue agora para análise da Comissão Diretora do Senado.