Senado homenageia os 18 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia os 18 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde

Sessão especial do Senado homenageou os 18 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). A instituição, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, recebeu mais de R$ 7 milhões para implantar um laboratório de simulação realística em saúde, conforme emenda apresentada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), um dos requerentes da homenagem. A ESCS foi criada pelo médico e ex-deputado federal Jofran Frejat, quando secretário de Saúde do Distrito Federal, homenageado na sessão especial. Reportagem, Iara Farias Borges.

02/09/2019, 14h01 - ATUALIZADO EM 02/09/2019, 14h01
Duração de áudio: 02:34
Plenário do Senado durante sessão Especial destinada a comemorar os 18 anos de criação da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Convidados à bancada.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: SESSÃO ESPECIAL DO SENADO HOMENAGEOU OS 18 ANOS DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. LOC: A INSTITUIÇÃO, QUE FORMA MÉDICOS E ENFERMEIROS DESDE 2001, COMEMORA TAMBÉM A LIBERAÇÃO DE MAIS DE SETE MILHÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) A ESCS, Escola Superior de Ciências da Saúde, é uma instituição de ensino superior pública vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Além dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, a instituição oferece pós-graduação, mestrado e extensão universitária na área da saúde. Por emenda impositiva apresentada pelo senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, um dos requerentes da homenagem, a ESCS recebeu mais de sete milhões de reais para a implantação do laboratório de simulação realística em saúde. O senador Izalci comemorou a liberação dos recursos. (Izalci Lucas) “A Escola Superior de Ciências da Saúde atinge a maioridade demonstrando de forma cabal, com números e resultados, a sua viabilidade, a sua qualidade e a sua importância para Brasília e para o Brasil”. (Repórter) A escola foi criada para formar profissionais de saúde com perfil voltado às necessidades da população, explicou a Coordenadora do curso graduação em Medicina, Marcia Cardoso Rodrigues. (Marcia Cardoso Rodrigues) “Essa escola tem papel de fundamental importância para a sociedade, colaborando com a formação de profissionais preparados para as reais necessidades dos usuários do SUS”. (Repórter) A missão da ESCS, disse Rinaldo Neves, professor do curso de Enfermagem, é formar profissionais qualificados. (Rinaldo Neves) “Nossa missão é e sempre será formar enfermeiros com excelência para a produção do cuidado, educação, pesquisa e gestão em saúde, tudo isso em consonância com as políticas públicas. E também temos como missão ser referência da formação superior em Enfermagem no Brasil”. (Repórter) O ex-deputado federal Jofran Frejat, criador da ESCS quando secretário de Saúde do Distrito Federal, parabenizou gestores, professores e alunos da instituição, que se tornou referência em saúde. (Jofran Frejat) “Deu a demonstração clara de que nós estávamos no caminho certo. Eu dei só o passo inicial, o restante dependeu de vocês, você é que fizeram, eu, simplesmente, tive a coragem e começar”. (Repórter) Além do senador Izalci, também pediram a homenagem os senadores petistas Jaques Wagner, da Bahia, e Paulo Rocha, do Pará; Irajá, do PSD de Tocantins; Zequinha Marinho, do PSC do Pará; e a senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul. - REQ 24/2019 - CDR

Ao vivo
00:0000:00