Rede vai ao Supremo pela demissão de ministro do Meio Ambiente — Rádio Senado
Meio Ambiente

Rede vai ao Supremo pela demissão de ministro do Meio Ambiente

A Rede Sustentabilidade entrou com um pedido de impeachment no Supremo Tribunal Federal contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por crime de responsabilidade. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Fabiano Contarato (REDE-ES), também está processando o presidente da República por omissão. O senador Major Olimpio (PSL-SP) não acredita que o Supremo acatará o pedido. As informações são da repórter Hérica Christian.

22/08/2019, 19h05 - ATUALIZADO EM 23/08/2019, 09h00
Duração de áudio: 01:50
Senador Fabiano Contarato (Rede-ES) concede entrevista antes de protocolar pedido de impeachment no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. 

Participam: 
senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); 
deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Transcrição
LOC: REDE SUSTENTABILIDADE RECORRE AO SUPREMO PELO IMPEACHMENT DO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE E POR CRIME DE OMISSÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. LOC: ALIADOS DE BOLSONARO AVALIAM QUE O JUDICIÁRIO NÃO VAI INTERFERIR EM AÇÕES DO PODER EXECUTIVO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: A Rede Sustentabilidade entrou com um pedido de impeachment no Supremo Tribunal Federal wcontra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por crime de responsabilidade. O partido cita a alteração do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o aumento do desmatamento na Amazônia e incêndios registrados nos estados de Rondônia, Acre e Amazonas, que por corte de verbas de programas de prevenção poderão atingir o Amapá, Roraima e Pará. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Fabiano Contarato, da REDE Sustentabilidade do Espírito Santo, disse que já entrou com oito ações judiciais contra o Ministério do Meio Ambiente. Explicou que além do inédito pedido de impeachment contra o ministro, o partido está processando o presidente da República e o ministro pelo crime de omissão. (Contarato) Nós também estamos entrando com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão em desfavor do presidente da República e do ministro do Meio Ambiente. E já temos também um precedente aqui lado. No ano passado, na Colômbia, a Suprema Corte que condenou o governo colombiano a preservar e a combater o desmatamento. REP: Ao afirmar que o governo vai se defender, o senador Major Olimpio, do PSL de São Paulo, não acredita que o Supremo acatará o pedido de impeachment para evitar ingerências no Executivo. (Major) Eu não creio. A independência entre os Poderes há de ser respeitada pelo Supremo Tribunal Federal e a prerrogativa constitucional de fazer indicação e nomeação de ministros do presidente da República, para que haja essa harmonia e independência, vai ser preservada. REP: Desde o início do ano, mais de 74 mil focos de incêndios foram registrados em diversos estados, metade deles no Amazonas. Da Rádio Senado, Hérica Christian Número da Proposição

Ao vivo
00:0000:00