CRA debate importância do agronegócio para balança comercial — Rádio Senado
Audiência pública

CRA debate importância do agronegócio para balança comercial

Representantes dos Ministérios da Economia, da Agricultura e de Relações Exteriores destacaram a importância do agronegócio para o equilíbrio da balança comercial brasileira. Eles participaram de audiência na Comissão de Agricultura do Senado. Para a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), presidente da comissão, o agronegócio brasileiro consegue produzir sem prejudicar o meio ambiente. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

21/08/2019, 13h29 - ATUALIZADO EM 21/08/2019, 14h23
Duração de áudio: 02:22
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública para instruir a avaliação da política pública "Comércio Internacional Agropecuário".

Mesa:
embaixador e secretário de Política Externa Comercial e Econômica do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Norberto Moretti;
presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS);
secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Flávio Campestrin Bettarello;
subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia (ME), Herlon Alves Bransão.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO DEVE SER INCENTIVADO POIS É UMA DAS ÁREAS QUE MAIS CONTRIBUI COM O COMÉRCIO EXTERIOR DO PAÍS. LOC: ESSA É A CONCLUSÃO DE DEBATEDORES QUE PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) A Comissão de Agricultura do Senado debateu o papel do agronegócio brasileiro no comércio exterior. Herlon Alves, representante do Ministério da Economia, trouxe os dados sobre a exportação brasileira em 2018 e apontou a importância do agronegócio na balança comercial do país: (Herlon Alves) No ano passado o Brasil exportou 239 bilhões de dólares no total e 101 bilhões de bens agropecuários. Uma participação aí de pouco mais de 40 por cento. (Repórter) Flávio Bettarello, Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, afirmou que o agronegócio brasileiro ainda tem muitas possibilidades de expansão: (Flávio Bettarello) Se nós falamos de outros grandes países que são grandes países agrícolas, por exemplo, a Austrália, são países que produzem muito, mas não poderão produzir muito mais. Não tem recursos, não tem água, não tem terras. A Austrália tem um grande deserto no meio do país. O Brasil não. Nós estamos no início da expansão da nossa fronteira agrícola. Fronteira agrícola, expansão, de maneira sustentável. (Repóprter) Norberto Moretti, Embaixador e Secretário de Política Externa Comercial e Econômica do Ministério das Relações Exteriores, destacou que o Brasil enfrenta grande concorrência em relação à diversos produtos agrícolas, mas que o ministério vem trabalhando para diminuir as disputas: ( Norberto Moretti) Nós temos vários contenciosos na área agrícola neste momento, por exemplo envolvendo produtos muito importantes para nós, carne de aves – frango, é um exemplo, açúcar é outro exemplo. Contenciosos que muitas vezes fazem diferença importante pro produtor e pro exportador. (Repórter) A senadora Soraya Thronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, presidente da CRA, criticou a interferência externa nas decisões do agronegócio brasileiro. Ela afirmou que o Brasil pode exportar tecnologia para a manutenção do meio ambiente em consonância com o agronegócio: (Soraya Thronicke) Já que a EMBRAPA produz tanta tecnologia e exporta tecnologia, é um orgulho para o nosso país, que ajude a União Europeia, ajude os outros países, que não preservam o meio ambiente deles, que desmataram os seus países, precisamos ajuda-los, levar lá com a APEX, levar projetos para esses países plantarem, reflorestarem. (Repópter) A audiência pública também contou com a participação de representantes da Embrapa, da Companhia Nacional de Abastecimento, do IBGE e do Sebrae. A CRA terá uma audiência no dia 11 de setembro para falar sobre a imagem do agronegócio brasileiro no exterior.

Ao vivo
00:0000:00