CI ouve presidente da Petrobras sobre venda de refinarias — Rádio Senado
Comissões

CI ouve presidente da Petrobras sobre venda de refinarias

A Comissão de Infraestrutura ouviu nesta terça-feira (13) o presidente da Petrobrás Roberto Castello Branco. Ele falou sobre o programa desinvestimento da empresa, que prevê a venda de oito refinarias. Segundo Castello Branco, já existem 20 potenciais compradores para as quatro primeiras unidades ofertadas. O líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que o dinheiro ajudará a empresa a sanar suas dívidas. Já o senador Eduardo Braga (MDB-AM) questionou a venda das refinarias que apresentam margem de lucro.  A reportagem é de Marcella Cunha.

13/08/2019, 19h01 - ATUALIZADO EM 13/08/2019, 19h38
Duração de áudio: 02:21
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública interativa para discutir a privatização das refinarias e das fábricas de fertilizantes contidas no plano de desinvestimento da Petrobras, a venda para a iniciativa privada da malha dutoviária conhecida como NTS no Sul/Sudeste e TAG no Norte/Nordeste, bem como os investimentos da Petrobras nas regiões brasileiras. 

À mesa, em pronunciamento, presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA OUVIU NESTA TERÇA-FEIRA O PRESIDENTE DA PETROBRAS, ROBERTO CASTELLO BRANCO. LOC: ELE FALOU SOBRE O PLANO DE DESINVESTIMENTO DA EMPRESA QUE PREVÊ A VENDA DE 8 REFINARIAS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA: TÉC: O presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, disse que já existem mais de 20 interessados nas refinarias colocadas à venda como parte do programa de desinvestimento da empresa. A primeira etapa, iniciada em junho, envolve as unidades de Abreu e Lima, em Pernambuco, Landulpho Alves, na Bahia, Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná. (Roberto): Há um grande interesse. Nós temos nós temos a assinatura de acordos de não divulgação de informações com um número que supera duas dezenas de interessados. No próximo mês, colocaremos à venda um outro bloco de 4 refinarias, inclusive a Refinaria Isaac Sabbá, a Reman. (Rep) Segundo o presidente da estatal, a venda das oito refinarias deve gerar uma receita de até 35 bilhões de dólares. Ele afirmou que o dinheiro será usado para o pagamento de dívidas, que ultrapassam 100 bilhões de dólares. O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, ressaltou que a empresa gasta hoje 35% do dinheiro em caixa com o pagamento de juros e disse que a situação da empresa ainda é bastante delicada. (Fernando):O endividamento impede que a Petrobrás possa participar de novos projetos e de competir por novas áreas. O Brasil corre o risco de deixar passar oportunidades fantásticas, como o não desenvolvimento do pré-sal. (REP) Já o senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, questionou a venda das refinarias que já estão em operação e têm margem de lucro. (Braga): Não falo das outras que têm problema com Lava Jato, de não estar concluída, que tem problema ainda de engenharia, etc, que pelo que sei, incluindo a do Amazonas, seriam quatro. Mas tem quatro que estão em pleno funcionamento, que teriam condição de permanecer e pacificamente ficar agregando recursos e valor à Petrobrás. (Rep) Castello Branco também pediu aos senadores que aprovem a PEC 98 de 2019. Ela vai permitir que o Governo transfira à Petrobrás parte do bônus do leilão de excedentes do pré-sal, em novembro, sem ultrapassar o teto de gastos. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

Ao vivo
00:0000:00