Nos 13 anos da Lei Maria da Penha, senadora vê educação como solução contra a violência — Rádio Senado
Combate à Violência contra Mulher

Nos 13 anos da Lei Maria da Penha, senadora vê educação como solução contra a violência

O último dia 7 de agosto marcou os 13 anos da Lei Maria da Penha de combate à violência doméstica. Os avanços são claros, mas os números da violência contra a mulher ainda são alarmantes, conforme salienta a senadora Zenaide Maia (PROS-RN). Para ela, a solução para o problema está na educação.

07/08/2019, 16h37 - ATUALIZADO EM 07/08/2019, 17h01
Duração de áudio: 01:57
No Brasil, a população feminina ultrapassou 103 milhões de mulheres em 2014. Uma em cada cinco, considera já ter sofrido alguma vez “algum tipo de violência de parte de algum homem, conhecido ou desconhecido” (Fundação Perseu Abramo, 2010).
 
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: 7 DE AGOSTO DE 2019 MARCA O DÉCIMO TERCEIRO ANIVERSÁRIO DA LEI MARIA DA PENHA, DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. LOC: APESAR DOS AVANÇOS, OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER BRASILEIRA SÃO ALARMANTES. PARA A SENADORA ZENAIDE MAIA, É PRECISO EDUCAR A SOCIEDADE CONTRA O MACHISMO. REPÓRTER EDSON GOMES. TÉC: Sancionada em sete de agosto de 2006, a lei de número 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, completa 13 anos de atuação. Para a Organização das Nações Unidas, a Lei é considerada uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Apesar do avanço, a violência persiste. Dados de um levantamento do Datafolha revelam que, de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, mais de um milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Para a senadora Zenaide Maia do Pros do Rio Grande do Norte, o motivo das agressões contra as mulheres é a falta de educação. (Zenaide) “falta educação, falta o respeito. Você cresce a maioria das vezes achando que o homem pode tudo, e a mulher não. Isso é para violências de maneira geral também. Educar é ter disciplina, é para aprender a respeitar as pessoas, e isso a gente não está tendo, a gente não está dando essa importância toda a educação”. (REP) A Lei Maria da Penha foi criada com o objetivo de combater a violência doméstica, familiar ou em relações afetivas, ou seja, casos que envolvam casamento, união estável, namoro, pais, padrastos, irmãos ou parentes. As agressões contra a mulher não se restringem à violência física ou sexual, mas incluem ainda a violência psicológica, patrimonial, e moral. A denúncia de violência conta a mulher pode ser feita em qualquer delegacia, ou pelo telefone, Ligue 180. A lei 11.340 foi batizada em homenagem à farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, agredida pelo marido durante 23 anos e tetraplégica devido às agressões. O criminoso foi preso dezenove anos depois do crime. Com supervisão de Ana Beatriz Santos, da Rádio Senado, Edson Gomes.

Ao vivo
00:0000:00