CCT vai debater medidas que tornem cidades mais tecnológicas
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou uma audiência pública para discutir o projeto “Cidades inteligentes” do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Os senadores querem comparar essas ações com aquelas adotadas por países europeus e por empresas brasileiras de tecnologia.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VAI DISCUTIR MEDIDAS QUE TORNEM AS CIDADES BRASILEIRAS MAIS TECNOLÓGICAS.
LOC: SENADORES QUEREM CONHECER EXPERIÊNCIAS DE PAÍSES EUROPEUS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA.
(Repórter) A pedido do senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, a Comissão de Ciência e Tecnologia, vai discutir o projeto “Cidades Inteligentes”. Essa iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações tem o objetivo de tornar a Administração Pública mais tecnológica no Brasil. Confúcio Moura pretende analisar os projetos em andamento do governo e compará-los com casos de sucesso de países europeus e de empresas brasileiras de tecnologia.
(Confúcio Moura) Inclusive, já existem alguns países, chamados países inteligentes, que, praticamente, aboliram toda sistemática de papéis. Todos os serviços são digitais e em plataformas no celular. Então, precisamos oferecer às nossas cidades, a partir de participações também da iniciativa privada, que a gente possa melhorar a qualidade dos serviços públicos em nossas cidades brasileiras.
(Repórter) A senadora Juíza Selma, do PSL de Mato Grosso, ressaltou que o País precisa começar a pensar no futuro.
(Juíza Selma) Senador Confúcio eu não posso deixar de elogiar a iniciativa porque realmente são pautas positivas como essa, que a gente precisa né! Como disse o senhor assim que a gente consegue sair da crise, temos que começar a olhar para o futuro. Aí é verdade né! Então fica aqui a minha o meu elogio e a minha concordância desde já com seu requerimento.
(Repórter) Na próxima sessão, a Comissão de Tecnologia deve votar o projeto que prioriza o exame de patentes relacionadas a tecnologias voltadas para o meio ambiente.
PLS 158 de 2012